Lula visita Nova Mutum e confere os canteiros de obras de Jirau e Santo Antônio

Lula foi recepcionado por dezenas de estudantes de uma escola em Nova Mutum, em seguida se encaminhou a casa de Jaderson Lima Pereira, 22 anos, morador da velha Mutum, e que divide o local com a mulher e mais três enteados.

Lula visita Nova Mutum e confere os canteiros de obras de Jirau e Santo Antônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pouco depois do meio-dia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comitiva, juntamente com autoridades do Estado e Município, o governador João Cahulla, o prefeito Roberto Sobrinho e o senador Acir Gurgacz, além da Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, entre outras autoridades, chegaram no Novo Residencial de Nova Mutum, para visitar e conhecer uma das residências e conversar com os moradores.
 
Depois de ter passado alguns minutos na Escola Municipal de Ensino Médio Nossa Senhora de Nazaré, que integra o residencial, onde Lula foi recepcionado por dezenas de estudantes, ele se encaminhou a casa de Jaderson Lima Pereira, 22 anos, morador da velha Mutum, e que divide o local com a mulher e mais três enteados. Ele disse para a reportagem que teve a oportunidade de ser ressarcido em dinheiro pela perda da antiga casa, ou ganhar uma nova, ele preferiu receber a residência.
 
“A gente sabe que quando pega dinheiro desse jeito pode aplicar de forma errada, preferi ficar com a casa nova e foi o melhor que fiz”, disse.
 
Perguntado se já sabia quais eram os candidatos ao cargo de presidente, Jaderson disse conhecer somente José Serra, mas que gostaria de conhecer os outros. Questionado se votaria no candidato indicado pelo presidente, Jaderson disse que talvez sim.
 
Na visita a casa do morador, Lula cumprimentou à todos da casa, conversou, conheceu os cômodos e brincou com as crianças. No quintal posou para fotos ao lado da família para a imprensa. Em seguida ele seguiu com a comitiva para a Usina de Jirau.
 
JIRAU
 
No canteiro de obras da Usina de Jirau, o presidente Lula visitou as obras de concretagem – que tiveram início em dezembro de 2009, com término previsto para abril de 2013. O cerimonial providenciou solenidade, com a presença de operários da Camargo e Correia. No palco, o presidente foi ovacionado pelos trabalhadores, nem mesmo o forte calor e o tempo seco atrapalharam a cerimônia. O que se percebeu durante todo o trajeto da agenda foi a incrível incidência de fumaça causada por focos de queimada, que além de tomar conta ao longo da BR, irritou tanto a imprensa local e de fora, quanto integrantes do cerimonial.
 
Ainda em Jirau, Lula aproveitou o momento para em seu discurso falar sobre a valorização dos trabalhadores diante da magnitude de uma obra como a de Jirau. Ressaltando a capacitação da mão de obra e o empreendimento brasileiro para produzir sua própria energia.

Lula destacou a valorização da energia limpa no Brasil, citando que o percentual é de 80% no país, o mais alto do planeta. Ressaltou ainda o aumento da reserva florestal no entorno da usina. Disse que há condições de um parque de reserva estar nas mãos da população pobre. Um dos compromissos há UHE de Jirau, de acordo com o consórcio, é o desenvolvimento de 33 programas socioambientais, cumpridos conforme as normas e legislação ambientais vigentes.
 
 "O Brasil é o maior país do mundo para produzir hidrelétrica”, disse o presidente. Lula falou ainda que antigamente, quando o Governo se comprometia a fazer hidrelétricas fazia-se muitas promessas que não se cumpriam ao fazer compensações.
 
"Hoje o país tem tecnologia, mão de obra qualificada e condições de construir hidrelétricas, sem trazer danos ao meio ambiente, mas melhorar e qualificar as condições de vida das pessoas. O Brasil não vai abrir mão de produzir energia auto-sustentavel, energia limpa", completou o presidente.
 
SANTO ANTÔNIO
 
Depois das 15h00, o presidente Lula, visitou as obras de montagem das turbinas da usina hidrelétrica Santo Antônio. A usina tem potência instalada de aproximadamente 3,2 mil megawatts e capacidade para abastecer 11milhões de residências.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS