Semed é a primeira secretaria de educação a aderir Programa Gespública

Semed é a primeira secretaria de educação a aderir Programa Gespública

Semed é a primeira secretaria de educação a aderir Programa Gespública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é a primeira em todo o Brasil a aderir ao Programa Gespública do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). O programa visa a excelência na administração pública municipal para melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade. “O prefeito Roberto Sobrinho implantou política de planejamento semelhante em 2005, no início de sua gestão, por isso decidimos aceitar esse desafio”, disse a secretária Maria de Fátima Ferreira (Semed).
 
Outras secretarias municipais participam do programa, a exemplo da Sempla (planejamento) e Semad (administração), mas no campo da educação, a Semed é a primeira em todo o País e já serve de exemplo, pelo fato de trabalhar com planejamento estratégico. O primeiro desafio é elaborar uma carta de serviços, cujo esboço (boneco) deve ser entregue até o próximo dia 30 de agosto ao MPO para análise.
 
Depois de aprovado pelo MPO, o documento será distribuído à população e a Semed terá a missão de cumprir com todos os requisitos. Se atingir os 250 pontos estipulados pelo Governo Federal, a secretaria ganhará o prêmio de qualidade.
 
Até o ano de 2015, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização pretende alcançar a excelência em gestão pública no Brasil, que deverá ser um valor preservado pelas instituições governamentais, fator requerido pelo cidadão. Espera-se com isso, criar um valor público e ganho social para o cidadão.
 
Carta
 
Conforme a assessora técnica da Semed, Adomice Maria Rodrigues Bezerra, nesta Carta de Serviços a Semed deve apresentar todo o seu planejamento estratégico – quais os serviços a serem prestados, o que é preciso para cumprir com essas metas e em quanto tempo serão executados, dentre outros itens importantes.”Essa carta vai direcionar todas as nossas ações”, acrescenta.
 
Comitê
 
A Secretaria de Educação montou um comitê que tem a responsabilidade de elaborar a Carta de Serviços. O grupo composto de cinco pessoas foi treinado por uma equipe que veio de Brasília e tem feito reuniões periódicas com os servidores de cada departamento, desde o pessoal responsável pela limpeza do prédio, para que o planejamento seja o mais abrangente possível. “O documento vai dizer todos os passos que devemos seguir e como a comunidade terá acesso mais rápido aos serviços oferecidos pelo Município”, acrescenta Adomice Maria.
 
“Sem dúvida é um ganho a mais para o Município, pois teremos servidores mais capacitados e vamos melhorar e ampliar as ações em favor da população, dentro da perspectiva estabelecida pelo prefeito Roberto Sobrinho para o setor de educação”, concluiu a secretária Maria de Fátima Ferreira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS