Receita Federal alerta para empresas não perderem o prazo na entrega da declaração que vai até o dia 30 desse mês

Em Rondônia já foram entregues 5.985 declarações até a madrugada dessa sexta-feira e em toda a região Norte 28.903 declarações foram transmitidas. O maior volume de declarações entregues até o momento foi no Estado Pará onde 12.846 contribuintes já cumpri

Receita Federal alerta para empresas não perderem o prazo na entrega da declaração que vai até o dia 30 desse mês

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Rondônia já foram entregues 5.985 declarações até a madrugada dessa sexta-feira e em toda a região Norte 28.903 declarações foram transmitidas. O maior volume de declarações entregues até o momento foi no Estado Pará onde 12.846 contribuintes já cumpriram com a obrigação tributária. Em segundo lugar vem o Amazonas com 6.349 declarantes. Depois de Rondônia vem o Acre com 1.882, em seguida, Roraima com 1.063 e por último, o Amapá onde 778 empresas  transmitiram o documento fiscal.
 
Até a manhã de hoje foram transmitidas 1.223.907 DIPJ em todo o país quando o esperado é de dois milhões de documentos. Todas as pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no país, registradas ou não, sejam quais forem suas representações, são obrigadas a declarar.
 
O Delegado da Receita Federal em Porto Velho, Afonso Tomal Junior, alerta para o prazo de entrega da Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ/2010) que vai até o dia 30 desse mês após prorrogação. Afonso adverte: ?quem atrasar ou deixar de transmitir a DIPJ está sujeito à multa de 2% ao mês limitada a 20%, sobre o montante do imposto informado na declaração, ainda que integralmente pago. O valor mínimo da multa é de R$ 500? - esclarece.
  
O Delegado explica ainda, que a partir deste ano para a transmitir da DIPJ será obrigatória a utilização da assinatura digital, mediante a utilização de certificado digital válido. ?A emissão do certificado deve ser realizada por uma autoridade certificadora habilitada. Para aqueles contribuintes que não possuem o certificado digital é possível a utilização da procuração eletrônica, uma funcionalidade que permite que o procurador que possuir um Certificado Digital válido, transmitir a declaração em nome da empresa? ? completa.
 
Como solicitar a procuração
 
A solicitação da procuração deverá ser cadastrada na página da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br), impressa e assinada pelo responsável pela empresa perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A assinatura deverá ser realizada na presença de servidor da Receita ou com reconhecimento de firma  em cartório.
 
Também deverão ser apresentadas cópias autenticadas dos documentos de identidade do responsável e do procurador, sendo que a autenticação das cópias também poderá ser efetuada pela própria unidade de atendimento, mediante apresentação dos documentos originais. Somente a partir da aceitação da procuração pela Receita é que o procurador passará a ter acesso aos serviços em nome da empresa, inclusive enviar a DIPJ.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS