Associação em Porto Velho vai fiscalizar se empresas estão garantindo o acesso do usuário ao Código de Defesa do Consumidor

A Associação Cidade Verde (ACV), que há 12 anos atua em Rondônia pela defesa do consumidor, afirmou nesta sexta-feira (23) que vai cobrar dos órgãos públicos a constante fiscalização nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço para verificar

Associação em Porto Velho vai fiscalizar se empresas estão garantindo o acesso do usuário ao Código de Defesa do Consumidor

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Multa é de mais de mil reais para quem não cumprir a nova norma
A Associação Cidade Verde (ACV), que há 12 anos atua em Rondônia pela defesa do consumidor, afirmou nesta sexta-feira (23) que vai cobrar dos órgãos públicos a constante fiscalização nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço para verificar o cumprimento da Lei n° 12.291/2010, que trata da obrigatoriedade de manter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso ao público.
A nova lei foi sancionada pelo presidente Lula no dia 20 e publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (21) e desde então já está valendo. A multa prevista para quem não cumprir a norma é de R$ 1.064,10.
O coordenador-executivo da ACV, Paulo Xisto, confirmou que a entidade vai denunciar ao Procon ou Ministério Público os pontos comerciais que não cumprirem a nova lei. “Esta norma só veio regular o que todo comerciante ou prestador de serviço já deveria estar fazendo, disponibilizar e respeitar os direitos do consumidor. Chega em boa hora”, destacou.
“Toda lei que lembre a existência do Código de Defesa do Consumidor é válida. Isso também faz com que os consumidores busquem mais os seus direitos e se conscientizem”, afirma Xisto.
De acordo com o advogado, Gabriel Tomasete, o ideal seria que as empresas disponibilizassem uma cartilha com exemplos de casos concretos ao consumidor e em linguagem de fácil compreensão. “Vejo que a maioria da população que realmente precisaria ter acesso ao Código dentro da loja não conseguirá localizar o seu problema dentro dele, pois pessoas humildes podem ter dificuldades em entender o texto técnico-jurídico da lei”, explicou.
Tomasete revelou ainda que grandes empresas ainda possuem a mentalidade de que não compensa financeiramente investir na melhoria do atendimento ao cliente e preferem pagar as baixas indenizações para aqueles que buscam a Justiça.
Para ele, este quadro vai mudar somente quando houver condenações exemplares para aqueles que desrespeitam o consumidor, e assim, desestimular a prática reincidente desses atos contra o Código. “O maior exemplo são as negativações indevidas nos órgãos de proteção ao crédito”, cita o advogado.
Ainda segundo o advogado, os bancos, companhias aéreas, operadoras de cartão de crédito e empresas de telefonia são os grandes responsáveis pelo número altíssimo de ações que tramitam na justiça impetradas por usuários que se sentiram lesados. “Em Rondônia não é diferente. A Associação por diversas vezes tem buscado na Justiça o cumprimento da lei contra essas instituições”, lembra Tomasete.
A Associação Cidade Verde esta localizada na Av. Carlos Gomes nº. 965 esquina com a Gonçalves Dias – Centro – com horário de atendimento das 07:30 às 13:30 de segunda a sexta-feira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS