No final da manhã desta quinta-feira (22), após a publicação da matéria no jornal eletrônico Rondoniaovivo.com, intitulada: Hermínio reúne servidores para dizer que não haverá aumento na Câmara Municipal. Em resposta o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho disse que em nenhum momento enfatizou perante aos servidores da casa que não iria aumentar o salário dos estatutários, pois prova disto, desde quando assumiu a presidência da câmara em Janeiro de 2007 a folha de pagamento dos servidores teve um incremento de 105% de aumento salarial.
Hermínio Coelho, também determinou logo após o termino da reunião com os estatutários da casa, que a diretoria administrativa da Câmara estudasse alternativas para atender às reivindicações dos servidores. Hermínio esclareceu ainda que em 2008, os estatutários tiveram um aumento de 15% no salário e no ano seguinte 8% mais 70% de acréscimos no tickets alimentação. Lembrou ainda Hermínio Coelho que para atender todas as exigências do plano de cargos e salários dos estatutários, reduziu o quadro dos cargos em comissão, bem como a tabela salarial dos comissionados da Casa em 20%.
Entretanto, vale ressaltar que a Presidência ainda tem que respeitar a Emenda Constitucional n°58 de 23 de Setembro de 2009, que altera a redação do inciso IV do caput do art. 29 e do art. 29 A da Constituição Federal, tratando das disposições relativas à recomposição das Câmaras Municipais que explica o seguinte vigor: 5% para os municípios com população entre 300.001 à 500.00. Diante da situação, a Presidência solicita a compreensão de todos os servidores.