Os trabalhadores da usina de Santo Antônio paralisaram as atividades na manhã de ontem, terça-feira (20/07), reivindicando além dos outros pontos da pauta, principalmente a jornada de semana inglesa com folga aos sábados, e melhor índice de reajuste de salário retornam as atividades a partir de hoje.
A empresa, através do consórcio CSAC, concedeu o reajuste de 11,14 % nos salários a partir de 1º de Julho, compensando os reajustes já concedidos antecipadamente de 6,14%.
Além disso, reajustes nos valores das cestas básicas, estudos para a elaboração dos laudos de insalubridade e periculosidade, além de outros benefícios previstos na proposta.
Os trabalhadores que na assembléia realizada na manhã de ontem (20/07 - 7:00 hs), rejeitaram inicialmente a proposta da empresa, que não contemplava a folga aos sábados, e iniciaram uma paralisação, porém, a empresa reconsiderou a reivindicação dos trabalhadores ontem mesmo durante uma reunião emergencial com o sindicato, concedendo os sábados conforme era o anseio da maioria.
Nas assembléias realizadas no período da tarde e a noite de ontem e na manhã de hoje aprovaram a proposta de acordo coletivo retornando os trabalhadores as suas atividades a partir de hoje 21/07.
Vale ressaltar que o acordo obtido este ano pelo STICCERO, mais uma vez, é considerado um dos melhores já obtidos nos últimos anos no segmento da construção civil em todo o Brasil, fruto de uma negociação pacífica e principalmente de uma postura incondicional ao lado dos trabalhadores da construção civil em Rondônia.
Participaram assiduamente desta de todas as etapas de negociação os procuradores do MPT - Ministério Público do Trabalho, fiscal do trabalho representantes da SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, uma Comissão de Trabalhadores indicada a partir do dia 17/06 (dia da depredação dos ônibus), dirigentes da CUT - Central Única dos Trabalhadores e da CONTICON - Confederação Nacional da Indústrias da Construção Civil.