SAUDOSAS LEMBRANÇAS II - Por Anísio Gorayeb - Fotos

Na seqüência ficava o bairro da Baixa da União que foi extinto pelo 5º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção, para a construção da Rua Norte-Sul, passando a ser única via de acesso ao seu quartel. Pouco tempo depois de ser aberta a nova rua, aconteceu

SAUDOSAS LEMBRANÇAS II - Por Anísio Gorayeb - Fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Voltando ao assunto da semana passada, hoje vamos lembrar de algumas partes da cidade que tiveram grandes modificações, como a esquina das ruas Rogério Weber e Carlos Gomes. A começar pelo nome, pois a Rua Rogério Weber se chamava Rua Major Guapindaia, era uma pequena rua que iniciava na Rua Pinheiro Machado e encerrava na Rua Sete de Setembro.
 
Antiga Rua Major Guapindaia (em vermelho), no bairro Caiarí nos anos 60.      (Fonte: Acervo Esron Meneses)
 
Na seqüência ficava o bairro da Baixa da União que foi extinto pelo 5º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção, para a construção da Rua Norte-Sul, passando a ser única via de acesso ao seu quartel. Pouco tempo depois de ser aberta a nova rua, aconteceu um acidente de moto que tirou a vida do jovem Rogério, filho do primeiro comandante do 5º BEC, o Coronel Carlos Aloísio Weber. As autoridades prestaram assim uma homenagem ao comandante, batizando a rua com o nome do seu filho.
 
 
 
 
 
 
Porto Velho na década de 60. Galpões da Garagem do Território (destaque em vermelho), bomba de combustível (verde), e o antigo Jardim Central (amarelo). (Fonte: Acervo Esron Meneses)
 
No local da Praça das Caixas D’Água, funcionava a antiga Garagem do Território. Havia dois grandes galpões e uma bomba de combustível que funcionava a manivela, pois só havia energia à noite. Lembro muito bem que bem abaixo das três caixas d’água, havia um grande tanque para armazenar água. Pulávamos o muro da garagem para mergulhar naquele tanque com água suja de óleo e graxa.
 
Permanece ainda em nossa memória o diretor da garagem, o Sr. Bismarck Marcelino, um paraibano que chegou em Porto Velho no inicio dos anos 50. Fomos vizinhos durante a minha infância no bairro Caiarí, e a amizade com seus filhos permanece ainda hoje. Abraços ao Rommel, Katie e Roneide, seus filhos que moram em Porto Velho.
 
Na mesma esquina do outro lado da rua ficava o Jardim da Infância, que foi nossa primeira escola. Foi lá que estudamos as primeiras series do primário até passarmos para o Colégio Dom Bosco. A diretora do Jardim Central era a Professora Odaléa Sadeck, minha tia, matriarca da família Sadeck, e que atualmente reside em Brasília. Hoje, no mesmo local está instalado o Centro da Infância e da Adolescência.
 
 
Antiga Vila Erse na Rua Carlos Gomes. Hoje no local está a Casa de Cultura Ivan Marrocos.         (Fonte: Ivo Feitosa)
 
Para concluir, vamos falar da Vila Erse, que ficava na Rua Carlos Gomes entre as ruas Presidente Dutra e Major Guapindaia. O nome da vila foi em homenagem ao engenheiro Francisco Erse, que era avô do saudoso Chiquilito Erse. Era uma vila muito antiga e foi necessária a sua demolição, pois já apresentava problemas de estrutura.
 
A Vila Erse foi demolida em 1984, no Governo do Coronel Jorge Teixeira. Foram construídas novas casas para abrigar os antigos moradores, na Rua Rui Barbosa entre as ruas Carlos Gomes e Duque de Caxias. Hoje, no mesmo local da vila, encontra-se a Casa de Cultura Ivan Marrocos, homenagem a um grande jornalista que nos deixou prematuramente.
 
Lembro com saudades da banca de tacacá da Dona Rosilda, todas as tardes em frente sua residência na antiga Vila Erse. Sua banca tinha também croquete e bolo de macaxeira. Aproveito para saudar Dona Rosilda e toda sua família. Abraços a todos.
 
Na próxima semana voltaremos a escrever sobre o tema e concluiremos com “Saudosas Lembranças III”.
 
Fiquem todos com Deus...
Ate a próxima.
 
                                 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS