Cento e cinqüenta diretores, secretários, coordenadores dos Centros Estaduais de Jovens e Adultos (Ceejas) começaram a debater a partir desta segunda-feira (19) a educação de jovens e adultos no Estado. O objetivo é entender melhor os alunos que não tiveram oportunidade de concluir o ensino. O Encontro Estadual de Gestores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) vai até a próxima sexta-feira (23), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.
Da solenidade de abertura participaram, a subgerente do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, Milva Valéria, a coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), Maria Inês, a representante de Ensino de Porto Velho/Zona Leste, Deuszivane Almeida, representante de Ensino de Porto Velho/Centro, Ironete Gonçalves e representante de Ensino de Porto Velho/Zona Sul, Elcilene Neves.
Segundo a coordenadora do Núcleo EJA da Seduc, Maria Inês Coelho, no encontro será promovido palestras, oficinas e debates para melhorar o ensino de jovens e adultos. “A reunião nos proporcionará momentos de discussão, reflexão e exposição da realidade da oferta da EJA no Estado de Rondônia que serão usados como diretrizes para o próximo ano”, disse. Nos temas debatidos no encontro estão: A proposta e diretrizes para construção do currículo da EJA por habilidades e competências; Legislação da educação de jovens e adultos e gestão administrativa.
De acordo com a secretária de educação, Irany Freire Bento, a avaliação do encontro feito pelos diretores, secretários e coordenadores do EJA vai aperfeiçoar o ensino dado em sala de aulas nos centros educacionais. “As diretrizes do encontro serão de fundamental importância, pois com as informações seremos capazes de identificar o potencial de cada aluno e aproveitar esta vivência e complementar com o ensino educacional. A descoberta deste perfil será muito importante para o sucesso e aprendizagem do aluno”, completou.