O Governo do Estado está capacitando desde esta segunda-feira (19), no Portal das Américas, em Porto Velho, mais de quatro mil servidores das 29 secretarias que irão trabalhar no Centro Político Administrativo (CPA) em Porto Velho. O treinamento dos servidores será realizado até a próxima sexta-feira (23), de acordo com uma escala de revezamento.
O seminário está sendo realizado no Portal das Américas, das 07:30 às 13:00 horas, onde as equipes são divididos em 4 auditórios. Por dia serão capacitados mais de 800 servidores, com trabalhos de neurolinguística, ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem, e de dinâmicas com jogos educativos baseado nos quatro pilares da educação de Jack Doler: : “Aprender e Conhecer”, “Aprender a Fazer”, “Aprender a Viver Juntos” e “Aprender a Ser”.
O seminário tem a finalidade de conscientizar sobre a importância da interação entre os servidores das diferentes pastas que compõem o Governo, a fim de diminuir o impacto do novo local de trabalho após a instalação das secretarias. “O CPA vai acomodar em um só lugar, todas as secretarias estaduais, uma facilidade para a população que não vai mais precisar se deslocar de um canto para outro, além da economia que o Governo vai garantir concentrando todas as pastas. Mas além de investir na estrutura física, estamos preocupados com a adequação dos servidores na nova casa e é isso que o seminário visa garantir através dessa capacitação”, ressaltou Ana Carla Oliveira, coordenadora da capacitação do CPA.
O seminário está sendo desenvolvido por profissionais do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que utiliza técnicas elaboradas pela Unesco, considerada uma das maiores referências em educação. “Aqui estamos trabalhando o lado dos recursos humanos, de forma que as pessoas fiquem abertas às mudanças, no CPA elas vão encontrar um novo espaço, uma nova estrutura e devem estar preparadas para o novo”, disse Roselane da Silva, coordenadora do IEL.
Centro Político Administrativo
A Construção do novo e moderno Centro Político Administrativo (CPA) segue em ritmo acelerado, dentro do cronograma estabelecido. O projeto do CPA prevê a construção de dois prédios de cinco andares, dois prédios de sete andares e o Palácio do Governo com 13 andares, onde funcionarão o Gabinete do Governador, Casa Civil, Decom, Cerimonial, Gabinete Militar, Coordenadoria Geral, Sefin e a residência oficial, com um heliporto. A área da obra abrange 50 mil metros quadrados, com estacionamento que terá capacidade para receber 1.600 veículos.