Todas as datas apresentam um significado, a criação do dia internacional do homem que teve início no dia 19 de novembro de 1999, em Trinidad e Tobago e foi apoiado pelas Nações Unidas, recebendo amplo apoio dos homens de várias partes do mundo, tem como objetivos: melhorar a saúde dos homens, melhorar a relação e promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos desempenhados pelos homens.
Há também quem indique que a data foi sugerida por Mihkail Gorbatchev ex-presidente da finada União Soviética. Sua sugestão era que se comemorasse no primeiro sábado de novembro, mas cada país tem sua data.
No Brasil não se sabe bem o por quê 15 de julho é o dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”. Uma comissão seleciona homens que se destacaram em suas mais diversas profissões. Julho o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua. Os homenageados recebem o Troféu Moringa, símbolo da Pensão Jundiaí, e são saudados por outros homens Pensionistas.
Um fato interessante ocorre em Angola onde todas as sextas-feiras é o dia do homem. É uma tradição do país incorporada aos costumes locais. Os angolanos são liberados para fazer o que quiserem. Podem deixar a mulher, namorada em casa e sair pra farra, beber, paquerar e a mulher não pode abrir a boca, porque é um “direito” que o companheiro tem. Na sexta-feira os homens podem tudo.
Em 2009, os seguintes objetivos foram ratificados como base para todas as observações Men's International Day:
* Promover modelos masculinos positivos, não apenas estrelas de cinema e esportes, mas os homens de todos os dias, os homens de classe que tem uma vida decente e honesta.
* Para comemorar as contribuições positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças, e para o ambiente.
* Para se concentrar sobre a saúde do homem e o bem-estar, social, emocional, físico e espiritual.
* Para destacar a discriminação contra os homens, nas áreas de serviços sociais, atitudes e expectativas sociais e de direito.
* Para melhorar as relações de gênero e promover a igualdade de gênero.
Símbolo do dia internacional do homem
Este ano, o dia será marcado por uma campanha de conscientização da Sociedade Brasileira de Urologia, Seccional São Paulo (SBU-SP) e da Bayer Schering Pharma, que se uniram para elaborar um material educativo especial sobre os principais aspectos da saúde masculina , como também poderão participar do mutirão de saúde do homem e fazer vários exames. Outras cidades brasileiras também irão fazer o mesmo. Quem sabe em 2011 a cidade de Porto Velho participará desta importante campanha.
Segundo o IBGE, o Brasil apresenta um número maior de pessoas do sexo feminino, a pesquisa, amostra que as mulheres vivem mais, por que são mais resistentes às doenças. Mas o principal motivo de sua maioria é que os homens são as maiores vítimas da violência, sobre na juventude e estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas ou em homicídios.
Neste ano o comércio tenta emplacar a data voltada para o consumo com campanhas publicitárias, inclusive com lançamento de produtos voltados para o público masculino.
Sabemos que ambos os sexos tem os mesmos direitos e deveres na sociedade brasileira.
Professor Ruzel Costa, leciona na Escola Ênio dos Santos Pinheiro, Colégio Objetivo e Faculdade Faro em Porto Velho - Rondônia.