A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), concedeu entrevistas para as emissoras de rádio e televisão nesta semana destacando a classificação do Estado de Rondônia em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Dentre os assuntos abordados nas entrevistas, a secretária falou sobre a pontuação de Rondônia nas séries iniciais do Ensino Médio. “Em 2007 o estado atingiu um resultado positivo e agora em 2009 a classificação superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), que seria de 3,1, e conseguimos 3,7. Ficamos entre os melhores da Região Norte e Nordeste”, disse Irany Freire.
Durante as entrevistas, a secretária da SEDUC agradeceu a todos os servidores da educação, aos alunos e demais envolvidos no processo que está fazendo a diferença na Educação de Rondônia. “Esse resultado foi um ganho de todos os professores, gestores e demais integrantes das instituições de ensino que estão trabalhando para melhorar o ensino e a aprendizagem e contam ainda com o incentivo da família desses alunos”, afirmou.
A secretária enfatizou ainda que Rondônia não foi apenas destaque entre os três estados que atingiram nota máxima no IDEB, mas também foi destaque a nível nacional, ficando entre os dez estados com o melhor índice de desenvolvimento do ensino básico do país.
Durante as entrevistas a secretária também destacou algumas escolas que superaram outras metas acima do que foi estabelecido pelo MEC, uma delas foi a classificação da escola Anízio Serrão de Carvalho, de Pimenta Bueno, que obteve a média de 6,2, meta que supera a estabelecida para o ano de 2021 que será a nível nacional, onde a nota mínima para todas as escolas será 6,0. “Esse resultado nos motiva bastante, pois na educação continuada, que é um trabalho que está sendo feito com os nossos professores, sempre há novidades e algo a ser aprendido”, disse a secretária.
Dando continuidade ao assunto em destaque, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Pascoal de Aguiar, falou em entrevista para uma emissora de televisão sobre a classificação do Estado em relação os índices elevados na educação em Rondônia, “Ficamos entre os dez Estados com o melhor índice do Ensino Médio e, apesar das dificuldades estamos superando os desafios e conseguindo bons resultados”, disse Pascoal.
Sobre o IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi Criado em 2005, com o intuito de avaliar e diagnosticar a qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos financeiros, tecnológicos e pedagógicos do Ministério da Educação (MEC).
A avaliação do IDEB é feita pelo (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional (INEP), através da Prova Brasil serve para indicar e calcular as notas a partir dos dados sobre a aprovação escolar, e através das médias de desempenho nas avaliações do INEP.