Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer 2010), Regional Noroeste, foram abertos em Jaru com muita festa nesta sexta-feira (2) no Ginásio de Esportes Sebastião Mesquita, lotado de torcedores para o evento de abertura. A professora Irany Freire Bento, secretária Estadual de Educação marcou presença na cerimônia, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação e demais autoridades.
A representante de Ensino local, Aurita Libânio, transmitiu sua mensagem de boas-vindas às delegações, desejando que o espírito esportivo seja o grande vencedor nestes jogos. “Vocês, alunos atletas, já são campeões por terem chegado até aqui e entendido os ideais do Joer. Boa competição a todos”, destacou a representante de ensino. A coordenadora de Esportes e Cultura Márcia Cassol, destacou a importância do evento para a Educação. “É por vocês que fazemos esta festa esportiva que melhora a cada ano. Contamos com a presença de todos, participando dos jogos e acompanhando o desenrolar das partidas. Atletas, comunidade escolar e público certamente farão um grande espetáculo” – enfatizou a coordenadora Márcia.
Por sua vez, a exemplo do ano passado, quando era coordenadora administrativa pedagógica, a secretária Irany Freire Bento, arrancou aplausos da platéia. De microfone em punho, ela falou no meio da platéia, elogiando a organização do Joer. “O Joer vem ao encontro das necessidades dos adolescentes, pois além das competições esportivas traz arte, cultura, companheirismo e interação entre os participantes, que aprendem a dar valor ao espírito esportivo”, destacou a secretária Estadual de Educação.
Participaram também do evento o assessor da primeira- dama do Estado, José Carlos Paim e assessor especial Daniel Diogo. Da Representação de Ensino (REN/Jaru) marcaram presença Aurita Raquel Mesquita Libânio, representante de Ensino e toda sua equipe, professores, diretores, vices e funcionários da Educação. O encontro contou ainda com a presença de Clovis Morales, secretário Municipal de Educação, vereadores; Jandira Souza, representando o prefeito de Ouro Preto do Oeste; Lucimar Vasconcelos, gerente Seas em Jaru, Sílvio Pereira, secretário Regional de Governo do Estado, deputados Ernandes Amorim (Federal) e Daniela Amorim (Estadual); José Bento, secretário Municipal de Esportes; pastora Vilma Gomes, representantes de ensino das cidades participantes e demais autoridades.
Decoração do evento
Com decoração centrada nas cores da bandeira nacional devido à coincidência com os jogos da Copa do Mundo, o visual do Ginásio Sebastião Mesquita foi muito elogiado pelo público. Cadeiras brancas forradas tomaram toda a quadra, garantindo o conforto das delegações participantes da Regional Noroeste. O piso foi todo revestido com material de diversas cores. A logomarca dos jogos apresentou como novidade a mascote da copa. Animais africanos estilizados foram pintados nas paredes internas da quadra. A iluminação, som e alguns efeitos especiais completaram o agradável e festivo ambiente.
Além das costumeiras cerimônias com entrada das bandeiras e delegações, acendimento da pira olímpica, juramentos do atleta e do árbitro, a platéia recebeu uma mensagem do professor José Carlos Paim e do garoto Mateus, da Igreja Assembléia de Deus, interpretando a música “Vencendo Limites”, seguida de apresentação de danças, capoeira, Hip-Hop, Grupo Kadosh, Fanfarra Integrassom e coreografias diversas. O Hino Nacional foi interpretado por Clarissa dos Santos Cardoso e Denise da Silva Takini, alunas da Escola Capitão Sílvio de Farias, acompanhadas ao piano pela professora Greice Kelly. A pira olímpica foi acesa sob a apresentação do Grupo de Capoeira Águia de Aço executando uma apresentação de Maculelê, com direção de Jaime Ribeiro de Lima, o mestre Guerreiro.
Os Jogos
O Joer valoriza a construção da cidadania, ideais de fraternidade, solidariedade e cultura da paz entre os povos. O estímulo para isto vem da prática esportiva leal e da promoção do relacionamento sócio afetivo e educacional entre os jovens estudantes de Rondônia. Novos talentos do esporte podem surgir da competição, vitrine para desportistas rondonienses em idade escolar. Educadores afirmam que o rendimento escolar é melhorado com a realização dos jogos. A competitividade sadia e desejo de superar limites se refletem positivamente em sala de aula.
Jaru, a cidade anfitriã, recebe as delegações de Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Mirante da Serra e Nova União.