COPA – Adeus... Brasil – Por Domingues Jr.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Adeus...
Estamos empatados. Infelizmente, para o futebol brasileiro, a Holanda deixou tudo igual. Venceu em 74, perdeu em 94 e 98 e agora deu seu troco, com juros e correção monetária. A vaca foi pro brejo, e é holandesa.
Amor...
Onde o Brasil errou? Na convocação. A teimosia de Dunga marcou o registro de um time que chegou à África com limites claros. Simplesmente não tinha banco. Não havia reservas para que o treinador pudesse mudar a cara do jogo. O reserva que entrou bem, Ramires, poderia ser o substituto de Felipe Melo, o louco. Mas estava suspenso. Parecia que a história estava contada mesmo.
Eu vou partir
E a Holanda foi fria. Tomou o gol, assimilou e fez um segundo tempo exemplar. O Brasil, com um nervosismo que fluía do comando, estava irreconhecível. Kaká, Robinho, Lúcio, falaram muito, jogaram pouco. Robben, Sneijder, Van Bommel também falaram, mas jogaram mais com os pés do que com a boca.
Choro
Agora é hora do lamento. Também de analisar os erros, trabalhar e não repetir. O distanciamento, a reclusão, o pragmatismo, o rancor, não foram suficientes para levar o time mais longe. Não que isso fosse impossível. O Brasil numa final não seria absurdo nunca. Só que para chegar lá é preciso ter mais do que uma camisa amarela, mais do que um técnico irritado e inexperiente, e mais do que 11 jogadores.
Muito prazer
No clássico entre Argentina e Alemanha um outro ingrediente apimenta o jogo: na partida amistosa em terras germânicas, durante os preparativos para a Copa, Maradona recusou-se a participar de uma coletiva ao lado do atacante alemão Muller. Tentou explicar depois, mas não deu certo. Dieguito teria falado que não sabia quem era aquele jogador. Eis uma boa oportunidade para Müller apresentar suas credenciais.
Torcida
Não refresca muito, mas agora os brasileiros vão atrás de um time para torcer. A maioria vai secar a Argentina. Não me incluo nessa lista. Torço para que o futebol sul-americano chegue lá. Se bem que a Alemanha, com o que vem jogando, não será surpresa alguma se levantar a taça. Aliás, vai entender essa Copa. Arriscar palpite é tentar fazer gol de tiro de meta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!