Dia de Campo mostra avanços em propriedade referencial

Implementar ações de gestão, através de uma visão holística da propriedade, focando não somente a situação atual, mas visualizando o futuro da atividade. Em resumo é isso o que se pretende nas Propriedades Referenciais de Desenvolvimento Social (Predes),

Dia de Campo mostra avanços em propriedade referencial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Implementar ações de gestão, através de uma visão holística da propriedade, focando não somente a situação atual, mas visualizando o futuro da atividade. Em resumo é isso o que se pretende nas Propriedades Referenciais de Desenvolvimento Social (Predes), que vem sendo trabalhadas pelos extensionistas da Emater junto aos agricultores familiares.
As Predes orientam o agricultor a trabalhar a propriedade como um todo, contribuindo para que eles possam aprimorar o seu trabalho no campo incrementando a produção e minimizando os gastos com a atividade.
Atualmente a Emater, através do Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite) presta atendimento a 420 predes nos 52 municípios do Estado e os resultados estão sendo satisfatórios.
No Dia de Campo sobre bovinocultura de leite – produção e produtividade – realizado pela equipe da Emater em Teixeirópolis, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade referencial do agricultor familiar Belmir Antônio Cieslak. “A propriedade se destaca entre as referenciais do Proleite porque apresentou avanços significativos no que se refere à produção leiteira, melhoramento genético, manejo alimentar, produtividade elevada, qualidade do leite, sanidade animal e nos aspectos sociais, econômicos com a utilização exclusiva da mão-de-obra familiar”, diz a engenheira agrônoma Rosária Miranda.
Rosária apresentou o planejamento da propriedade e sua execução de 2005, quando foi implantado o Proleite. O objetivo foi mostrar o resultado para estimular a participação de outros agricultores que tem a pecuária leiteira como principal fonte de renda da família, nos programas de melhoria genética com aumento da produtividade e qualidade do leite sem onerar os custos de produção.
Para o gerente da Emater em Teixeirópolis, Sonival Moreira dos Anjos, é preciso estimular a participação dos membros da família nas atividades e decisões de forma coletiva, pois só assim a família toda se sente inserida no processo de desenvolvimento da propriedade.
O Dia de campo contou com a participação de 200 pessoas, aproximadamente, que ouviram as palestrar apresentadas pelos técnicos da Emater e visitaram a propriedade para ver, de perto, os resultados apresentados.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS