Historicamente, agosto é considerado um mês em que é comum o uso do fogo como prática agrícola. No entanto, com os trabalhos e as ações de conscientização e fiscalização realizadas pelo Governo do Estado e demais órgãos parceiros, em 2009 foi verificado que Rondônia registrou 6.554 focos de calor, contra 16.586 focos de calor, registrados no mesmo período no ano de 2008, representando uma redução de mais de 60 % no número de focos de calor. Neste período o mês que apresentou maior redução foi agosto de 2009, com uma redução superior a 78% no número total de focos, seguido de julho, setembro, outubro e novembro (72%, 55%, 47%, e 23% respectivamente).
Este ano o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), coordenado pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e órgãos parceiros, já vêm realizando ações para coibir o uso inadequado do fogo nos períodos de estiagem, quando ocorrem as maiores incidências de queimadas.
Criado pelo Governo de Rondônia, o Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas, tem como objetivo prevenir o uso do fogo, combater e reduzir os índices de queimadas e incêndios florestais no estado.
Campanha Estadual de Combate às Queimadas
O combate às queimadas ganhará reforço a partir do dia 30 de junho, quando o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e órgãos parceiros lançarão oficialmente a campanha de conscientização, prevenção e fiscalização contra as queimadas 2010. A Campanha Estadual será apresentada às 19:00 horas no auditório da OAB.
Focos de calor registrados em 2010
Até o momento, de acordo com a Coordenadoria de Geociências da Sedam, foram registrados 113 focos de calor no estado. Os dados são do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e armazenados em uma base de dados da Sedam. Estes são analisados através de ferramentas de geoprocessamento e gerados relatórios diários com informações georeferenciadas de focos por municípios. O acompanhamento diário dos focos de calor em Rondônia pode ser feito pelo endereço eletrônico http://www.sedam.ro.gov.br/web/guest/Climatologia/Focos-Calor.
Ações preventivas ajudam a diminuir os focos de calor
As ações de prevenção e combate as queimadas, de acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Iracy Wanderley, são contínuas na capital e interior do estado, contando com os Escritórios Regionais de Gestão Ambiental; os 14 grupos de Agentes Ambientais Voluntários que atuam em suas comunidades ribeirinhas e quilombolas, promovendo atividades educativas e proteção ambiental, o que contribui com a melhoria da qualidade do ambiente em que vivem, além do trabalho incondicional dos 24 Grupos de Educadores Ambientais Voluntários que, juntamente com a Sedam promovem a educação ambiental em escolas, comunidades tradicionais, com as populações urbanas e rurais, empresas e demais segmentos sociais.
Ações de combate aos focos de calor no estado
Segundo informações do secretário da Sedam, Paulo Roberto Ventura Brandão, o trabalho que a secretaria e os órgãos parceiros vêm realizando nos últimos anos diminuiu significantemente os focos de calor em todos os municípios de Rondônia.
O secretário destacou as ações de combate que estão sendo realizadas pelo órgão ambiental, dentre elas a força tarefa, envolvendo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Batalhão de Polícia Ambiental, Emater, Seagri, Seduc, Idaron, dentre outros órgãos que, desde 2008, reforçam os trabalhos de educação ambiental, monitoramento e fiscalização, realizados pela Sedam. “A união de forças entre órgãos parceiros em prol da diminuição dos números de queimadas e o apoio da população fazem com que se reduza cada vez mais os focos de calor em Rondônia”, reforça Brandão.
No período de estiagem, a Coordenadoria de Proteção Ambiental da Sedam promove fiscalização preventiva, investigativa e repressiva para reduzir os focos de queimadas em pólos distintos de acordo com os quadros emergenciais de cada região. Os trabalhos dos Agentes de Proteção Ambiental da Sedam ocorrem em parceria com Policiais Militares Ambientais, Policiais Civis da Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio Ambiente (DECCMA) e com o acompanhamento do Ministério Público Estadual.