É cada vez mais crescente o número de acidentes com a Rede Elétrica. Em época de Copa do Mundo e festas juninas, por exemplo, é comum a população enfeitar as ruas com fitas e bandeirolas, muitas vezes usando os fios da Rede telefônica e elétrica, ignorando o risco oferecido. No início deste mês, um jovem de 21 anos, morador da cidade do Rio de Janeiro, tomou um choque quando tentava amarrar bandeirinhas em um poste, segundo noticiou o website G1. Exemplos como esse devem ser evitados.
Como explica o Técnico de Segurança do Trabalho da Eletrobras Distribuição Rondônia, Waldeci Gouveia, a forma mais segura para realizar essa atividade é usar um fio ou barbante amarrado de um Poste a outro, mantendo uma distância segura da Rede de alta tensão e ai sim prender as bandeirolas.
Outro ponto levantado são as pipas enroscadas nos fios, que é a terceira maior causa de interrupção de energia, segundo o Técnico. “Nunca solte pipas próximo da rede elétrica, o cerol usado na linha ajuda a transmitir corrente elétrica e, em contato com o fio de alta tensão, pode provocar um acidente fatal”, diz.
Outra dica importante é quanto à poda de árvores junto à Rede. Segundo Waldeci, esse é um serviço da Eletrobras Distribuição Rondônia e pode ser solicitado através de seu Call Center (0800 647 0120) ou dirigindo-se a uma loja de serviços.
No caso de o consumidor instalar uma barraca de lanchonete ou um camelô, por exemplo, deve-se solicitar uma ligação provisória à Eletrobras Distribuição Rondônia. Ligação clandestina caracteriza fraude e o consumidor pode ser punido com multa pesada. Só a distribuidora de energia pode executar esse serviço.
Medidas de segurança também devem ser tomadas dentro de casa, como fechar a torneira antes de mudar a posição da chave do chuveiro, que deve ser instalado com fio terra de acordo com normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. O técnico de segurança, Waldeci Gouveia, fala sobre outras dicas:
1. Nunca lave ou limpe aparelhos elétricos antes de desligá-los da tomada;
2. A sobrecarga de vários aparelhos numa única tomada, com a utilização do “tês”, os famosos benjamins, não é aconselhável, pois aumenta o risco de incêndio;
3. Tomadas e interruptores com partes derretidas devem ser imediatamente trocados e protegidos do alcance de crianças.
“São pequenas atitudes que fazem toda a diferença e podem salvar vidas”, diz o técnico. Para mais informações, dúvidas e solicitações a Eletrobras Distribuição Rondônia disponibiliza, 24 horas por dia, o telefone 0800 647 0120. A ligação é inteiramente gratuita. Ou acesse o site: www.ceron.com.br.