O secretário de agricultura, pecuária e regularização fundiária, Francisco Evaldo de Lima tem feito grande esforço para prestigiar as Exposições Agropecuárias do Estado. Depois de passar por Buritis e Nova Brasilândia do Oeste, dedicou este final de semana para visitar as Exposições de Colorado do Oeste (Expocol) e de Espigão do Oeste (Expoeste). Em todas as exposições visitadas estão sendo realizados concursos leiteiros com animais de propriedade de agricultores familiares.
Os concursos leiteiros já viraram tradições nas maiores exposições agropecuárias que acontecem anualmente, de junho a setembro. A grande novidade para este ano é que, em vários municípios as concorrentes são animais melhorados através do Projeto Inseminar – de inseminação artificial – incentivada pelo programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite). As F1, nome dado às primeiras filhas de animais inseminados, são as grande favoritas dos concursos leiteiros na categoria novilha.
Na visita que fez à Expocol, além do concurso leiteiro o secretário teve a oportunidade de conhecer os animais resultado do projeto de inseminação artificial que participaram do julgamento, de animais melhorados, sob coordenação da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater).
Segundo o especialista em julgamento de animais, João Batista da Silva, que avaliou os animais em Colorado do Oeste, Rondônia já conta com animais melhorados, aptos a participar em julgamentos pelo País, inclusive com chance de conquistarem as primeiras colocações. Para Evaldo, isso é resultado da seriedade com que o governo tem se voltado para o setor agropecuário e investido para que o agricultor familiar tenha condições de ter, em suas propriedades, animais de qualidade que geram renda e lucro para a família.
Ainda no sábado, o secretário Evaldo, acompanhado do secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, visitou o stand montado pela Seagri, em parceria com a Emater, na Exposição Agropecuária de Espigão do Oeste (Expoeste). Lá, recepcionou autoridades como o deputado federal, Moreira Mendes, o ex-governador Ivo Cassol e conheceu os animais participantes do concurso leiteiro daquele município.