Após inaugurar o 78º escritório da Emater no distrito de Nova Estrela e almoçar com agricultores em Rolim de Moura o governador João Cahulla esteve em Machadinho D’Oeste na tarde desta sexta-feira (18) de feriado, acompanhado dos deputados estaduais Neodi de Oliveira e Luís Cláudio, dos secretários da Casa Civil, Guilherme Erse, do Desenvolvimento Ambiental, Paulo Brandão, e das Finanças, José Genaro de Andrade, para assinar a ordem de serviço do asfaltamento de 7,9 quilômetros na área urbana e mais 2 quilômetros no distrito do 5º BEC; assinar convênio do Fundo de Infra Estrutura, Transporte e Habitação (FITHA); outro convênio de R$ 663.000,00 para manutenção das estradas municipais (emenda do deputado Neodi de Oliveira); entregar 4 tratores equipados com grades aradoras e carretinhas para a Emater local; inaugurar a reforma e ampliação do CEEJA, da Agência de Rendas da SEFIN e do escritório da SEDAM, além do novo quartel do Corpo de Bombeiros.
Cahulla chegou pontualmente às 15:30 horas no bairro União, local da solenidade, onde foi recepcionado pelo prefeito Mário Alves da Costa (Marinho da Caerd) e vereadores de Machadinho, onde 57 ruas serão asfaltadas pelo Governo do Estado sem qualquer contrapartida da Prefeitura Municipal ou custo para os moradores que serão beneficiados.
Ao parabenizar os agricultores presentes pela queda do desmatamento na região de Machadinho, o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Paulo Brandão, declarou que o novo escritório da Sedam vai facilitar em muito a vida dos agricultores e madeireiros de Machadinho e região, que não precisarão mais irem a Porto Velho em busca de guias ou entregar projetos de manejo, pois todos os serviços que a Sedam oferece estarão disponíveis neste novo escritório.
Já o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nunes, destacou a importância para a instituição estar instalada num quartel em Machadinho com 16 bombeiros e equipamentos. Ele aproveitou para anunciar que o Corpo de Bombeiros acaba de adquirir na Alemanha um veículo (caminhão) com escada Magirus acionada por controle remoto, a primeira do país a entrar em funcionamento, que nos próximos dias será entregue na capital.
Destacando a importância para a qualidade de vida da população e a valorização dos imóveis que o asfaltamento das 57 ruas irá trazer, o prefeito Marinho também agradeceu pelos convênios, citando que Machadinho tem quase 3.000 quilômetros de estradas vicinais, e a prefeitura não tem condições de cuidar de tudo sozinha. Os tratores recebidos pela Emater de Machadinho e o quartel do Corpo de Bombeiros também foram destacados pelo deputado Neodi de Oliveira, que igualmente agradeceu ao governador João Cahulla, em nome dos agricultores e dos moradores da área urbana por estes benefícios que seu município recebia naquela tarde. “Quando eu fui prefeito eu nunca recebi um litro de óleo do Governo do Estado, hoje a realidade é bem diferente, esta é uma administração séria, que é parceira dos municípios, que não vem fazer promessas e sim para trazer benefícios de verdade, independente do partido dos prefeitos”, disse Neodi.
Mais uma vez o governador João Cahulla destacou a importância da administração estadual estar junto da população, para ver de perto onde estão os problemas e levar as soluções. “Por isso volto a Machadinho, e desta vez para inaugurar obras e entregar tratores, além de assinar a ordem de serviço do asfaltamento urbano, cujos recursos também estão assegurados. É assim que trabalhamos, com seriedade e responsabilidade, atendendo os apelos da população e em parceria com os prefeitos, em 30 dias estaremos aqui para fazer o recapeamento das ruas centrais”, disse.
Após assinar e entregar à empresa a ordem de serviço do asfaltamento urbano e os convênios com a prefeitura, Cahulla e comitiva dirigiram-se às novas instalações do CEEJA para inaugurarem o prédio, que foi totalmente reformado para atender alunos jovens e adultos que desejam concluir seus estudos. Em seguida foi inaugurado o novo escritório da Sedam e da Sefin, prédios vizinhos um do outro, e o novo quartel do Corpo de Bombeiros, totalmente equipado com pessoal, veículos e equipamentos.
O governador João Cahulla retornou à Porto Velho no final da tarde e neste sábado estará em Jaru participando da cavalgada da abertura da exposição de Jaru, seguindo à tarde para Rolim de Moura e, à noite, estará presente na exposição de Nova Brasilândia. No domingo Cahulla prestigia a Expocol, a exposição de Colorado D’Oeste, retornando para a capital na segunda-feira.