O grupo de jornalistas de periódicos voltados para o turismo que fez uma pequena viagem à Porto Velho e região no último final de semana “se surpreenderam com o que viram”, de acordo com a assessora técnica da Coordenadoria Municipal de Turismo, ligada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômicosocial e Turismo (Semdestur), Natasha Rechetnicow, que acompanhou o grupo na visita a Guajará-Mirim e Porto Velho. Na capital, os jornalistas visitaram o centro histórico da cidade e estiveram no canteiro de obras da UHE do Madeira, em bares e restaurantes da cidade e almoçaram em um hotel flutuante.
A vinda dos jornalistas foi agendada durante o '5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil', realizado em São Paulo no final de maio, segundo o secretário da Semdestur, José Gadelha. Ele conta que aproveitou a oportunidade de uma visita dos jornalistas a Guajárá-Mirim e incluiu Porto Velho no roteiro. “Foi uma visita feita com apoio de empresários da cidade, que custearam despesas com hospedagem e transporte, e que oportunizou à prefeitura mostrar o potencial turístico e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura para melhorar as condições de acolhida dos visitantes”, explicou o secretário.
Em Porto Velho, os jornalistas se encantaram com a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que está em reforma, as praças e os mercados Cultural e Central. A comitiva estava formada por jornalistas de revistas e jornais de grande circulação nacional e regional focados no turismo: Revista Gol, Planeta, Host, Viaje Mais, Aventura e Ação, Gazeta do Povo, do Paraná, Jornal do Comércio, de Recife, O Tempo/Super Notícia e Hoje em Dia, de Belo Horizonte, Revista Hotéis e Assimptur, de São Paulo, e Hotelaria de Selva BR, de Campinas (SP).
A idéia de incluir Porto Velho no passeio tem a ver com a política de integração regional adotada pela Semdestur para fortalecer o turismo, com a inclusão de Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Candeias do Jamari na divulgação do potencial turístico da Capital. “Vamos agora aguardar a repercussão da visita, que é muito importante para atrair turistas para a região”, explicou o secretário.
Um dos 65 destinos indutores escolhidos pelo Ministério do Turismo, Porto Velho tem se destacado como uma referência para a exploração do setor para outros municípios de Rondônia e no '5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil', realizado em São Paulo no final de maio, a prefeitura ganhou o prêmio 'Melhores Práticas na Gestão do Turismo' na macroregião Norte. O prêmio é um reconhecimento à boa gestão dos instrumentos disponibilizados pelo Ministério do Turismo.