Agricultores, jovens rurais, autoridades locais e estaduais estiveram reunidos no sábado, 12, na Escola Pedro Vieira de Melo, em Tarilândia, distrito de Jaru, para participarem do 3.º Encontro da Agricultura Familiar. Como incentivo à cultura local foram
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Agricultores, jovens rurais, autoridades locais e estaduais estiveram reunidos no sábado, 12, na Escola Pedro Vieira de Melo, em Tarilândia, distrito de Jaru, para participarem do 3.º Encontro da Agricultura Familiar. Como incentivo à cultura local foram realizados concursos de pratos tradicionais na região. Na oportunidade, o governador João Cahulla marcou sua presença assinando a ordem de serviço para início das obras de asfaltamento, ligando o distrito de Tarilândia à BR-364.
O distrito de Tarilândia tem sua economia voltada para a produção leiteira e produtos da agricultura familiar. A dificuldade de escoamento da produção tem sido uma das grandes dificuldades do agricultor para comercializar seus produtos. Francisco Evaldo de Lima, secretário da Seagri, lembrou, em seu pronunciamento, que quando atuava como extensionista da Emater, a dificuldade era muito grande até para se levar fomento e assistência técnica para aquela região. “Não tínhamos estrutura e era praticamente impossível realizar um evento em Tarilândia. Por isso nós agradecemos a esse governo que apóia a Emater e proporciona atendimento aos agricultores em todos os cantos do Estado”.
A realização do 3.º Encontro da Agricultura Familiar de Tarilândia teve por objetivo levantar informações que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida daquela população, resgatando e interagindo com os conhecimentos dos agricultores e demais povos que vivem e trabalham no campo em regime de economia familiar.
O evento faz parte das ações de desenvolvimento educacional das famílias rurais executadas pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri).
De acordo com o gerente da Emater em Tarilândia, Rodrigo Silveira Resende. “é de fundamental importância que nós, agentes de ater, viabilizamos essas ações direcionadas ao público que vive e trabalha no meio rural, visando sempre à formação de competências, mudanças de atitudes e procedimentos dos atores sociais, que potencializem os objetivos de melhoria da qualidade de vida e de promoção do desenvolvimento rural sustentável”.
Durante o evento foram proferidas palestras técnicas sobre agroindústria, meio ambiente e saúde, exposição de produtos dos agricultores inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gincanas e concursos avaliando prato e produtos típicos da região como: queijo coalho, requeijão de corte, pão caseiro, bolo de fubá, bolo de mandioca e pratos feitos à base de peixe.
O governador João Cahulla, que também se fez presente no evento, aproveitou a oportunidade para dar ordem de serviço para início das obras de asfaltamento, ligando o distrito de Tarilândia à BR-364, garantindo assim um transporte mais seguro e a agilidade no escoamento da produção.
Também marcaram presença na 3.ª Feira da Agricultura Familiar de Tarilândia os deputados estaduais Tiziu Jidalias e Amauri dos Santos, e o prefeito de Jaru, Jean Carlos dos Santos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!