No início da tarde da última quinta-feira (10) a Secretária da SEMTRAN (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), Fernanda Moreira, falou sobre a denúncia dos Agentes de Trânsito divulgada pela imprensa online da Porto Velho (RO) na manhã do dia (10).
De acordo com Fernanda Moreira o problema inicial foi quando a Prefeitura de Porto Velho não renovou convênio com a Polícia Militar de Rondônia em meados de 2008 e 2009. Diante disto a administração municipal solicitou ao SEST/SENAT um curso de Agentes de Trânsito para os funcionários da própria SEMTRAN e entre eles haviam engenheiros, arquitetos e garis.
Dez Agentes de Trânsitos foram formados de maneira urgente para minimizar a crise entre os poderes do município e do estado, todos da SEMTRAN, onde seis deles se propuseram a autuar atos ilegais no trânsito de Porto Velho. Entretanto, a Fernanda Moreira, informou que a Prefeitura de Porto Velho está procurando a forma correta em contratar mais novos Agentes de Trânsito para a capital através de concurso público.
“Em 2009 realizamos um concurso, onde novos Agentes de Trânsito se apresentaram no final do mês de Abril e demos seqüência ao treinamento deles. O que está acontecendo hoje é uma transição, ou seja, os antigos Agentes de trânsito estão repassando técnicas para os novos trabalharem e autuarem no trânsito de Porto Velho”, finalizou a secretária da SEMTRAN.