Ave, César
Duas arenas lembraram o Império Romano nesta quarta-feira. Numa delas foi apresentado o Gladiador, na outra o Imperador. Kleber, com direito a afagos da nova patrocinadora do Verdão, disse que voltava para o clube de onde nunca deveria ter saído. Falou mais como torcedor do que profissional da bola. Mas assim é o craque que jogava no Cruzeiro. Na mesma medida em que brilha, tem rompantes que o apagam. Já em Roma, Adriano foi recebido com doses de alegria e desconfiança. Avisou que está gordo sim, mas amadureceu muito. Resta saber se levará pão e circo para o povo, ou se vai incendiar a cidade.
Ora, bolas
Agora, os monarcas atuais que me perdoem, mas a nobreza do futebol atual está longe dos tempos áureos dos reis da bola de verdade. Num treino da seleção argentina, com câmeras ligadas, o técnico Diego Maradona resolveu dar seu show particular. O craque campeão do mundo em 1986 cobrou cinco faltas, nenhuma para fora. Colocou duas no ângulo, acertou o travessão uma vez e nas outras duas os goleiros defenderam. Em paz com a bola polêmica, provou que não perdeu a majestade.
Não é isso
O São Paulo abriu mão das exigências da Fifa para seu estádio, mas a cidade não desistiu de abrir a Copa em 2014. São coisas distintas e os dirigentes correram logo para gerenciar a crise. Uma coisa, segundo eles, é não poder pagar os quase R$ 700 milhões para praticamente fazer uma nova arena. Outra coisa é desistir de tudo. O Tricolor apresentou uma saída, no estilo jeitinho brasileiro: uma reforma pela metade do valor inicial, paga por parceiros, com garantias de que o jogo pode ser lá. O comitê paulista espera que a Fifa seja queridinha, flexível e compreensiva. Difícil!
Ajuda extra
A seleção da África do Sul reconhece que seu bom momento, com 12 jogos de invencibilidade e uma nova postura para começar a Copa, tem muito a ver com um palestrante motivacional contratado para acompanhar o time. Autor de frases como “Tudo começa com um pensamento”, Robin Banks é uma dos mais conceituados profissionais do ramo no país. Além do guru, os jogadores também elogiam o preparador físico Francesco Gonzáles, que deixou o time no ponto, garantem. Ah sim, Parreira também foi lembrado. E aplaudido. Técnico e jogadores saíram às ruas de Joanesburgo e foram ovacionados por mais de 200 mil pessoas. Parecia final de Copa, e não véspera.
Estreia
Sábado, 10 da manhã, a Rede TV! apresenta o novo filhote do Tá Na Rede. É o Tá Na Copa, ao vivo, com matérias, informações e comentários sobre o Mundial da África do Sul.