A abertura do 6° Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), na Uniron Shopping, reuniu na noite de quarta-feira jornalistas, publicitários, estudantes de Comunicação Social, magistrados, procuradores, promotores, advogados e autoridades locais. O conselheiro Nelson Tomaz Braga, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), fez a abertura solene do congresso, em nome do ministro Cezar Peluzo, do Supremo Tribunal Federal. Em seguida, Ivo Correa, do Google Brasil, falou sobre internet, mídias sociais, transparência e cidadania.
Representando o ministro Peluzo, o conselheiro Nelson ressaltou a importância do Conbrascom na construção de uma comunicação eficiente nos órgãos da Justiça. “A rádio e a TV Justiça têm a marca do Conbrascom, o congresso é importante para que a comunicação interna nos órgãos funcione e para que os cidadãos conheçam o que eles oferecem”, disse.
Marden Machado, presidente do Fórum Nacional de Comunicação da Justiça (FNCJ) – realizador do Conbrascom – lembrou que o fórum foi criado em 1990, em São Luiz (MA) para discutir o trabalho das assessorias de comunicação. Em 2005 o FNCJ realizou o primeiro congresso. “Se hoje juízes, procuradores, promotores vêem a comunicação como ferramenta indispensável, é resultado do Conbrascom, que dissemina as boas práticas da comunicação”, afirmou.
Conferência
Ivo Correa, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google Brasil, abriu a conferência apontando a população de internautas no país é de 70 milhões. “Os brasileiros são apaixonados por internet. É a quinta maior população conectada do mundo”.
Ele alertou que as facilidades da internet – especialmente seu baixo custo – podem se tornar em armadilhas. “Sejam cuidadosos, analisem qual o melhor canal para o que se pretende fazer, porque o ritmo da internet é outro. Não pode abrir um site de vídeos e fazer postagens mensais. Cria expectativa e o público esvazia quando vê que o canal não é que ele esperava”.
Conbrascom
O congresso é realizado pelo FNCJ, com o patrocínio da Souza Cruz, Santo Antônio Energia, Eletrobrás Amazonas Energia, e apoio da Escola de Comunicação do Comunique-se, Faculdade Uniron e Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
A programação do Conbrascom segue até a noite de sexta-feira, com a entrega do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.