Investir na qualidade de seus produtos e proporcionar maior competitividade de mercado”, essas foram às palavras iniciais de Rosely Rossi, consultora do SEBRAE e IEL/ RO, que palestrou durante a Semana da Indústria no Workshop da Indústria Gráfica. Com o tema Gestão da Qualidade como fator competitivo no mundo gráfico, a palestra mostrou ao segmento gráfico as oportunidades e desafios do setor no Estado. Além da visão de mercado atual e novidades para o setor, veio a debate o segmento pode fazer de diferente.
Rosely ressalta que o setor gráfico precisa inovar ir além das tendências do mercado, ser diferente de todos os demais que apostam no digital, como sinônimo de modernização.
“Hoje o setor gráfico investe demais em material digital, e esquecem-se da relevância do impresso na sociedade, aonde o consumidor final dá mais credibilidade ao material impresso que não será substituído, pois os clientes são fiéis a esse material”, disse Rosely.
Tornar os industriários em gestores da qualidade em suas empresas e motivadores para o desenvolvimento é uma maneira de proporcionar a qualidade direcionada, aonde o produto é apenas um dos pontos importantes, citou Rosely.
Outro ponto forte no workshop foi o debate sobre formação de preço no setor gráfico, ministrado pelo consultor do SENAI BA, Guilherme M. D’ Assunção, que suscitou nos industriários presentes um debate sobre a realidade local e um comparativo nacional.
Na capital hoje há cerca de 50 gráficas instaladas, o que gera uma ampla concorrência entre os fornecedores locais e fomentar no empresariado local a necessidade de buscar novas tecnologias e formas de gestão para que haja uma competitividade maior, é o objetivo principal da palestra ressaltou Assunção.