Produtores do Pais participam de feira agroecológica em RO

Terminou na última sexta-feira (28), em Porto Velho, a 1ª Feira da Produção Agroecológica, Orgânica e Economia Solidária, um dos eventos que marcaram a 6ª Semana dos Alimentos Orgânicos, iniciada dia 27 e que vai até segunda-feira, 31. Entre os participan

Produtores do Pais participam de feira agroecológica em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Terminou na última sexta-feira (28), em Porto Velho, a 1ª Feira da Produção Agroecológica, Orgânica e Economia Solidária, um dos eventos que marcaram a 6ª Semana dos Alimentos Orgânicos, iniciada dia 27 e que vai até segunda-feira, 31. Entre os participantes estão os pequenos agricultores atendidos pelo projeto Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) e produtores de horticultura agroecológica desenvolvida por comunidades de fronteira da Amazônia e também na África.
Produtos como café moído, farinha de mandioca, castanha-do-brasil, frutos em geral, licores e refrigerantes de açaí e macaxeira estiveram expostos na praça Getulio Vargas, no centro de Porto Velho entre quinta-feira (27) e sexta-feira. Antônio Ferreira Sales, conhecido como Beto, está há 26 anos na Linha Aliança, no entorno de Porto Velho, onde mantém sua propriedade rural. Para ele, “é muito bom saber que o que começamos quando ninguém acreditava, produzir alimentos sem o uso de agrotóxico, agora, está tendo espaço em divulgação e exposição, diretamente ao consumidor.
Participante do Pais, ele diz sua propriedade rural evoluiu muito depois que fez os cursos, principalmente em administração rural. “Crescemos tanto em dobro a área cultivada como também em melhoramento sem tirar as condições naturais dos produtos. Começamos com 60 hectares e hoje estamos com 120 hectares, o que podemos dizer que representa a consolidação do empreendimento”.
“Esta é a primeira vez que participo de uma feira desse tipo e estou gostando, primeiro, de estar expondo a produção diretamente ao consumidor, numa praça como Porto Velho, onde os consumidores já se mostram exigentes quanto à qualidade do que levam à mesa durante as refeições.” A afirmação é de Antônio Damião Martins, da zona rural de Cacoal, no interior de Rondônia, e também participante do Pais.
Douglas Laudiauzer, da Secretaria de Agricultura de Porto Velho e coordenador do Pais no município, viu a feira como uma ação pontual do início de que a produção orgânica necessita. “Os produtores merecem espaço, estímulo e perco justo, enquanto os consumidores conscientizados de que, embora pagando um pouco mais, está adquirindo produtos saudáveis e que ajudam a eliminar risco de doenças”.
A Fetagro (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia) também esteve no local. “A agricultura orgânica é um desafio muito grande para a sociedade, a começar pelas dificuldades de produção. Mas é autosustentável, evitando o êxodo rural e garantindo a sustentabilidade econômica das comunidades”, disse Eliana Batista da Silva, diretora da secretaria de mulheres da Fetagro.
Juntamente com ela esteve Erli Aparecida da Silva Teodoro, diretora administrativa de crédito da Fetagro, ajudando na divulgação da Creditag (Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar e Economia Solidária. “A feira serviu também para mostra à sociedade o andamento das ações criadas e executadas para tornar o alimento livre de agrotóxico resultado de uma ação ampla e conjunta de esforços do governo e da iniciativa privada”, afirmou Saulo Gomes Leite, técnico do Sebrae e responsável pelo Pais.
Certificação
Ainda no mês de agosto deste ano deverá ser concretizadas as iniciativas em busca da certificação de produtos alimentícios orgânicos de Rondônia, segundo informações de Jurandy Batista de Mesquita, coordenador e um dos responsáveis pela matéria, o que foi confirmado por Maria Gleide Braúna de Carvalho, representante da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia. A feira foi uma realização da Seagri, Mapa, MDA, Embrapa, Semagric, Economia Solidária, Ceplac, Sebrae, Emater, INCRA, CPorg e organizações não governamentais.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS