Comercializar seus produtos na região, ou até mesmo fora dela, tem sido um dos maiores entraves para o agricultor familiar. Embasadas, em sua maioria, na agricultura de subsistência, as pequenas propriedades não produzem em larga escala dificultando sua entrada no mercado competitivo.
Frente a essa dificuldade e com o objetivo de incentivar o consumo local de produtos da agricultura familiar a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e a Prefeitura do Município de Novo Horizonte do Oeste, em parceria com os agricultores locais inauguram, nessa próxima sexta-feira (4), a primeira feira livre de Novo Horizonte. As feiras livres existem no País desde os tempos em que era colônia e, em muitos lugares ainda se caracterizam como o principal, quando não o único, local de comércio para a população. A falta de um local como esse, em Novo Horizonte do Oeste, faz com que seus habitantes desloquem-se até o município vizinho, Rolim de Moura, na busca de alimentos frescos e saudáveis. “Com a implantação da feira livre, isso não será mais necessário”, diz a extensionista social da Emater, Rosinei Lima Barreta, que está acompanhando a implantação da feira.
A princípio será um projeto experimental sob o acompanhamento da Emater e da secretaria Municipal de Ação Social, mas já são mais de vinte os agricultores cadastrados e aptos para comercializar seus produtos. A extensionista explica ainda que, nessas quatro semanas, os agricultores poderão sentir se tem condições de manter as barracas abastecidas com seus produtos e se a comunidade vai dar uma resposta positiva com a frequência e aceitação dos produtos comercializados. Além do acompanhamento por parte de sua equipe técnica, a Emater, neste primeiro momento, estará emprestando suas barracas para que cada agricultor possa acomodar seus produtos e expô-los à venda. Passadas essas quatro semanas, cada agricultor deverá providenciar o seu próprio material.
A feira livre funcionará todas as sextas-feiras, no espaço alternativo, nas proximidades do Estádio Municipal. Diferente da maioria esta funcionará no horário das 17 às 22 horas, o que a levou ser denominada como “Feira da Lua”. Além de permitir que as pessoas que trabalham durante o dia também possam fazer suas compras com tranqüilidade, o horário que se divide entre o final da tarde e o início da noite é um horário mais fresco, fator de grande importância para uma região quente como a Amazônia.