Banco de sementes nativas da Amazônia já possui mais de 150 matrizes cadastradas

Banco de sementes nativas da Amazônia já possui mais de 150 matrizes cadastradas

Banco de sementes nativas da Amazônia já possui mais de 150 matrizes cadastradas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O projeto Semeando Sustentabilidade, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, está finalizando o cadastramento de matrizes para formação de um banco de sementes in natura na Floresta Nacional (Flona) do Jamari. A atividade é realizada por biólogos da Rioterra, pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) com a parceria do Instituto Chico Mendes (ICMBio). Nos primeiros quatro meses de execução do projeto foram marcadas 150 matrizes dentre 30 espécies que estão sendo pesquisadas.
 
De acordo com a bióloga e pesquisadora Semiriam Amoedo, o projeto Semeando Sustentabilidade possibilita o desenvolvimento de pesquisas fundamentais para a recomposição de ambientes alterados no entorno da Flona. Destacou também, que o banco de sementes in natura será formado a partir da seleção de árvores matrizes, escolhidas por características genéticas e produtiva de sementes.
 
O projeto também proporcionou a aquisição de equipamentos para o Laboratório de Fisiologia Vegetal da Unir. Os equipamentos proporcionarão aumento e diversificação das pesquisas. “Esses equipamentos dão condição para produção de pesquisas mais avançadas”, destacou a pesquisadora.
 
O coordenador geral do projeto, Alexis Bastos, destacou que o banco de sementes já cadastrou e georreferenciou espécies raras, endêmicas e de elevado valor ecológico existentes no interior da Flona do Jamari. As informações georreferenciadas coletadas pelos pesquisadores são envidas e armazenadas no Laboratório de Geoprocessamento da Rioterra, que trabalha na sistematização dos dados, espacialização e representação cartográfica destes. Esses dados, juntamente com protocolos de desenvolvimento dessas sementes e técnicas de germinação servirão para outros estudos e experimentos que venham a ser desenvolvidos na Amazônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS