Quando os portões do SESI Clube foram abertos, às 8h30, do último sábado (22 de maio), centenas de pessoas já aguardavam o início dos atendimentos que seriam disponibilizados por mais uma Ação Global. Evento realizado há 15 anos pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Rede Globo, renomadas instituições e órgãos públicos, mais de 800 voluntários reafirmando o compromisso com a Responsabilidade Social, tema desta 17ª edição, que bateu recorde de público.
Realizado anualmente em todo o Brasil o evento de mobilização e prática de Responsabilidade Social, com o objetivo resgatar a cidadania de milhões de brasileiros e estabelecer parcerias efetivas entre Indústrias, Governo e Sociedade no combate as desigualdades sociais. Durante todo o dia foram realizados diversos serviços e atendimentos das áreas de Lazer, Saúde, Educação, Cidadania e Responsabilidade Social.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Denis Baú, a superintendente do SESI/RO, Soraia Vilela e convidados hastearam as bandeiras do Brasil, do Estado de Rondônia, do município de Porto Velho, da TV Rondônia e do Sistema FIERO (SESI, SENAI, IEL), acompanhado pela execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sob a regência do tenente, Adalamar Coelho da Cruz.
Em seguida, o presidente abriu o evento afirmando que há 15 anos, a Ação Global reúne atendimentos nas áreas da saúde, lazer, educação, cidadania e responsabilidade social, com o objetivo de dar novo rumo à vida do cidadão rondoniense, à medida que em que os serviços oferecidos oportunizam a inclusão e a desigualdades sociais. Baú destacou a mobilização dos mais de 40 parceiros e a importante participação de quase 800 voluntários nesta mobilização de resgate à cidadania. “Sem esse apoio, sem essa conscientização e parceria, certamente seria impossível disponibilizar e contabilizar os atendimentos à população. Estima-se que 80 mil cidadãos recebam os atendimentos nesta edição, lembrando que a cada ano esse número cresce em 10%”, disse.
Baú parabenizou o SESI e a Rede Globo pela realização deste evento nacional que se tornou modelo e termômetro das necessidades da população brasileira. “Parabenizamos Rondônia – em especial – pela demonstração de união da classe industrial, instituições e órgãos que dedicaram tempo e pessoal para esse significativo gesto voluntário e solidário à população rondoniense”. O presidente encerrou enfatizando que o Sistema FIERO incentiva a responsabilidade social empresarial. “Neste dia – todos os envolvidos na Ação Global dão verdadeiros exemplos de cidadania e provam que quando a sociedade amplia a visão ao social o retorno soma ao desenvolvimento sustentável do nosso Estado e País”.
A superintendente regional do SESI, Soraia Vilela lembra que “no âmbito de Rondônia, milhares de pessoas foram assistidas e atendidas com benefícios diretos e indiretos, o que vem minimizar parte dos problemas sociais do nosso Estado. A cada evento do porte da Ação Global trabalhamos com uma média de 900 profissionais de várias áreas, num trabalho de equipe envolvendo aproximadamente 70 empresas de serviços e informações educativas, que se identificam com os objetivos do programa”.
Para Soraia, a Ação Global constitui uma ótima oportunidade para levar à população, a certeza do compromisso das instituições públicas e privadas com o fortalecimento da cidadania. “Este ano a Ação do Global traz como tema – Responsabilidade Social: Quem pratica deixa sua marca no futuro – é uma iniciativa do SESI e da Rede Globo, que somem esforços com outras entidades públicas e privadas compartilhando os mesmos objetivos, ou seja, oportunizar a população o exercício da cidadania, que muitas vezes, por desconhecimento ou falta de recursos, não têm acesso no dia-a-dia”.
Representando o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho, esteve presente a gerente de operações da Casa, Adir Oliveira. Presentes ainda a equipe do IEL/RO, e o superintendente, Nazareno Gomes Babosa. Representando o Consórcio Santo Antônio Civil, Sérgio Adeira; representando a Termonorte, Fernando Ricci, a secretária da Ação Social, Benedita Nascimento representou o prefeito Roberto Sobrinho, o gerente administrativo da TV Rondônia, Fernando Martins ali esteve como representante do diretor regional, Antonio Campanari. Marcaram presença ainda o superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, o coordenador de Comércio e Indústria do Estado de Rondônia, Edgar Menezes Cardoso, a coordenadora do projeto Ação Global em Rondônia, Isabel Pimenta de Lima, e o deputado federal, Eduardo Valverde, que acompanhou o presidente Denis Baú em visita a todos os estantes da Ação Global.
Por meio de sua assessoria de comunicação, o governador João Cahulla enviou um email explicando que em virtude de compromissos inadiáveis, não poderia estar presente ao evento. Em sua mensagem o governo disse que a população de Rondônia estava sendo presenteada pela iniciativa do SESI, do Sistema FIERO, Rede Globo e parceiros para a realização deste trabalho que dignifica a nação. Cahulla encerra a mensagem parabenizando os realizadores da Ação Global.