O Departamento de Pós-Graduação da Faculdade São Lucas está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Osteopatia que tem como proposta preparar o profissional para o diagnóstico osteopático que consiste em estabelecer quais estruturas estão
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Departamento de Pós-Graduação da Faculdade São Lucas está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Osteopatia que tem como proposta preparar o profissional para o diagnóstico osteopático que consiste em estabelecer quais estruturas estão bloqueadas ou em disfunção.
O diagnóstico é baseado sempre desde o ponto de vista do movimento e trata de detectar todas as lesões osteopáticas existentes, uma vez que o tratamento consistirá em eliminar estas lesões mediante técnicas de estiramentos, mobilizações e manipulações. A Osteopatia é um método terapêutico que utiliza as mãos (terapia manual), criado nos Estados Unidos pelo médico americano Andrew Taylor Still, baseada na Anatomia, Fisiologia e na Semiologia. O tratamento se baseia num detalhado exame, um aprofundado diagnóstico e um tratamento direcionado e suave sobre as estruturas em “disfunção”. É uma ciência terapêutica baseada na biomecânica do corpo.
Uma das teorias da Osteopatia é que a estrutura, formada por todos os tecidos corporais, determina a função. A Patologia não pode se instalar se o “todo” estiver harmônico. Então a desarmonia da estrutura facilita as patologias. O corpo busca o equilíbrio em todos os momentos, o que chamamos de Homeostasia. Sendo assim, são inúmeras as indicações do tratamento osteopático, exceto tumores e patologias neurológicas graves.
As patologias mais frequentes que chegam ao profissional Osteopata são referentes à coluna vertebral, mas a atuação é muito mais ampla. Hérnias de disco e Protusões discais; Tendinites (no corpo inteiro); Todos os tipos de dores na coluna (lombalgia, ciática, cervicobraquialgia, dorsalgia, escoliose, hipercifose, hiperlordose, etc); Entorses de repetição; Alterações Posturais; Pubalgia; Cefaléias e Enxaquecas; Cólicas Menstruais dentre inúmeras indicações, são exemplos de onde a Osteopatia tem ótimos resultados. Segundo a Associação Americana, a Osteopatia é o sistema de cura que dá ênfase principal à integridade estrutural do corpo, rege a boa saúde do organismo e evita a doenças. A osteopatia é considerada uma especialidade para a fisioterapia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!