A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Assistência Social (Semas) levou à comunidade da Jerusalém da Amazônia os serviços socioassistenciais do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dona Cotinha, que atende o perímetro da zona Sul da Capital. As atividades aconteceram no último sábado na escola Jerusalém da Amazônia, há 16 km do centro urbano da Capital.
O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a associação de moradores do local. Os moradores receberam um dia de beleza com cortes de cabelo masculino e feminino, apresentações, atividades de lazer para crianças e adolescentes. Os profissionais da policlínica José Adelino fizeram o atendimento médico, aplicação de vacinas como a H1N1, exames laboratoriais e entrega de medicamentos receitados pelos médicos.
Durante o evento a equipe técnica do Cras realizou novos cadastros para o Programa Bolsa Família e também fez inscrições para o Programa Projovem Adolescente. A secretária da Semas, Benedita Nascimento explicou que a ação serviu também para mapear o número de pessoas que estão cadastradas nos programas oferecidos pela secretaria. Dependendo do resultado do mapeamento será montada uma agenda de atendimentos do Cras na comunidade.
Segundo a secretária Benedita, a Jerusalém da Amazônia foi escolhida por que mesmo em perímetro urbano se encontra distante dos serviços prestados pela Semas e os moradores da localidade ainda encontram dificuldades para se deslocar até o Cras da região para buscar o atendimento sócioassistencial.“A comunidade realmente necessita que os serviços da assistência estejam mais próximos, como aqui existe certa distancia decidimos trazer os atendimentos do Cras e faremos um levantamento da situação social de cada família” ressaltou Benedita.