O Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL) realiza café da manhã sexta-feira, 21 de maio, a partir das 8 horas, para o lançamento da edição 2010 do Prêmio IEL de Estágio. O evento, que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) contará com a presença do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú. Entre os convidados estará presente um representante do IEL Nacional.
Segundo a coordenadora de Estágio e Talentos IEL/RO, Daniele Mejia na ocasião o IEL apresentará as novidades do Programa IEL de Estágio. Daniele explica que o Prêmio visa estimular os envolvidos na prática de estágio, ou seja, empresas, instituição de ensino e estagiário, sobre a sua importância, enquanto estratégia didático-pedagógica no processo de aprendizagem. “Nossa expectativa é este ano tenhamos um número maior de participantes de empresas, não apenas de Porto Velho, mas também do interior do Estado”, afirmou.
Para o presidente da FIERO, Denis Roberto Baú, o Prêmio é importante por trazer todo um processo de reconhecimento das melhores práticas de estágio realizadas pelas empresas de Rondônia, o que traz também mais visibilidade ao Estado. “Quando as empresas contratam um estudante como estagiário, contratam alguém motivado e com ótima base teórica de conhecimento, visto que é orientado por especialistas que atuam nas instituições de ensino. O Prêmio IEL de Estágio avalia as empresas e conhecem o desempenho de seu programa de estágio, facilitando na escolha de melhores estagiários para contratação”, analisou Baú.
O presidente do Sistema FIERO lembra que “o estágio sempre foi um passo importante, uma porta que se abre para aqueles que almejam um primeiro emprego”. Denis finalizou afirmando que o lançamento do Prêmio IEL de Estágio vem ao encontro da filosofia do Instituto Euvaldo Lodi de continuar a oferecer capacitação diferenciada.
Segundo o superintendente do IEL, Nazareno Gomes Barbosa, a idéia é destacar as experiências de sucesso, considerando os aspectos didático-pedagógicos, profissionais, humanos e sociais. Podem concorrer à Premiação Regional de Estágio qualquer empresa privada e estatal e órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos, de micro/pequeno, médio e grande porte, que possuam Contrato de Concessão de Estágio com este Núcleo Regional do IEL.
As empresas interessadas em concorrer ao Prêmio IEL de Estágio 2010 - Etapa Regional serão analisadas nos seguintes aspectos: Características gerais; Atividades de estágio correlatas com o curso do aluno; Existência de política de estágio e de contratação em regime da CLT ou aproveitamento dos estagiários (após o período de estágio); Participação do estagiário em projetos desenvolvidos pela empresa; possibilidade de implantação de ações de iniciativa do aluno; Concessão de bolsa; Existência de estágio para deficientes; Resultados concretos obtidos pela empresa e práticas de destaque; Adequação de suas instalações; Extensão dos benefícios; Existência de supervisão. Os vencedores de cada categoria da fase regional do Prêmio IEL de Estágio serão indicados para a premiação da etapa Nacional, que acontece em Brasília.