Presidência da República Casa Civil Sistema de Proteção da Amazônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta sexta-feira (14/05), as temperaturas voltaram a subir em Rondônia, após uma semana de friagem atípica para o mês de maio. A massa de ar polar, que chegou ao estado na noite de sábado, ganhou força e superou as expectativas, baixando os termômetros para até 8,4 ºC em Vilhena, em 11,2 ºC em Cacoal, 11,8 ºC em Guajará-Mirim, 13,8 ºC em Ariquemes e 15,3 ºC em Porto Velho, registrados na manhã da última quinta-feira (13).
Segundo a Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as temperaturas foram as menores do ano até agora e chamaram a atenção, sobretudo no cone sul do estado. A marca de 8,4 ºC em Vilhena, conhecida como “cidade clima da Amazônia”, foi a mais baixa dessa década em maio. Entretanto, ainda ficou distante do recorde de 5 ºC registrado na cidade em 20 de julho de 1981. "Este evento foi diferenciado por ter ocorrido em maio e também devido à sua duração, já que as friagens duram em média três dias”, explica o meteorologista Luiz Alves. Normalmente, as temperaturas mais baixas ocorrem no estado entre junho e agosto.
Semana inicia com chuva
Com o afastamento da massa de ar seco, a umidade aumenta e o fim-de-semana promete ser quente e com chuva. Neste sábado, a previsão é de sol forte e calor em toda Rondônia, com possibilidade de chuva à tarde na capital. Já no domingo, pode chover em todo o estado devido à influência de uma frente fria que atua sobre o sul do país. A semana também começa com tempo variando de parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas em todo o estado. Para diminuir o calor, há a expectativa da chegada de uma nova frente fria no decorrer da semana.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!