Recentemente, a Idaron de Guajará-Mirim recebeu mais de 41 mil reais em donativos da Receita Federal naquele município. Os materiais eram desde cobertores, roupas, produtos de higiene pessoal, materiais escolares e calçados. A carga de equipamentos repassada à autarquia rondoniense foi apreendida durante algumas fiscalizações de rotina do órgão federal. Logo após receber a doação, a instituição do Governo do Estado resolveu repassar os apetrechos para algumas comunidades ribeirinhas e indígenas.
Segundo a chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da cidade, a ação social é fruto das ações da Agência de Defesa Sanitária na região. “Fomos na área ribeirinha próxima a Guajará-Mirim, ao longo da fronteira com a Bolívia e algumas aldeias indígenas para verificar o rebanho bovino e bubalino. Aproveitamos que muitas famílias são carentes e moram distantes de algumas localidades para distribuir estes materiais doados pela Receita Federal”, disse Sandra Karantino.
A representante da Idaron na cidade fronteiriça disse que os técnicos da instituição ficaram responsáveis pela distribuição dos donativos e eles percorreram o rio Pacaás Novos, além de ir até o distrito de Surpresa. “Aproveitamos para passar em algumas comunidades indígenas que ficam no caminho para entregar os materiais. Ficamos muito felizes com a receptividade da gente ribeirinha que ficou feliz ao pegar os cobertores, roupas, material escolar, produtos de higiene e calçados, que são coisas para uso no dia-a-dia. Se possível, vamos continuar com atividades iguais a esta”, encerrou Sandra Karantino.