A Prefeitura de Ariquemes deu início à “Campanha de combate à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” nessa segunda-feira (10.05), com o agendamento para a realização de palestras sobre o assunto, nas Escolas do município.
Grande mobilização em torno do tema acontecerá nessa sexta (14), através de um pit stop na Avenida Canaã, das 21h às 22h30, horário e local mais frequentado pelos jovens do município.
Na outra semana (18), para encerrar as atividades, o alerta para o tema será realizado em frente a Feira do Produtor, das 9h30 às 11h.
A campanha é organizada pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS - e faz alusão a 18 de maio, Dia Nacional de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Nas atividades previstas, estão incluídas as veiculações de matérias e entrevistas nos meios de comunicação de Ariquemes e a distribuição de folders educativos e de orientação sobre o assunto.
“A participação da sociedade é fundamental, pois muitas vezes essas violências ficam ocultas nos ambientes familiares ou comunitários e acabam não recebendo a atenção que merecem”, disse o secretário de desenvolvimento social, Márcio Felix.
As denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia Nacional (100), esse serviço é gratuito e garante o sigilo e o anonimato do denunciante. As pessoas também podem entrar em contato com o Conselho Tutelar, pelo telefone 3535-2823. As denúncias possibilitam que a criança seja atendida o mais rápido possível, o que diminui a gravidade das consequências da violência sofrida.