Estão abertas as inscrições para a I Oficina Folha Jovem de Jornalismo que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 deste mês de maio, no Grupo Educacional Athenas, localizado no Rio Shopping na avenida Carlos Gomes, centro comercial de Porto Velho.
Destinado para estudantes do ensino médio, o evento tem como objetivo ensinar técnicas e linguagem do jornalismo para quem se interessa pela área, que cada vez mais está presente no cotidiano da sociedade com a velocidade da informação e a interação impulsionada pelo avanço tecnológico.
Os participantes receberão apostilas e serão certificados pela Faculdade Rio Branco. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (69) 3026 – 1339, (69) 9208 2140 e (69) 9983 -3803 ou pelos endereços eletrônicos: folhajovempvh@gmail.com e jornalistajoaoalbuquerque@gmail.com
As aulas serão ministradas pelo professor de empreendedorismo João Albuquerque que é o jornalista fundador do Jornal Folha Jovem, o qual circula na capital rondoniense. “Nossa ideia é descobrir novos talentos”, resume o idealizador do projeto, ressaltando que a comunicação social em Rondônia precisa de iniciativas dessa natureza para ser mais profissionalizada e conseqüentemente receber um maior reconhecimento por parte do público.
Professor das primeiras turmas dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia - Faro - ele lamenta o fato desses cursos da instituição de ensino não dispor de turmas devido ao desinteresse dos calouros diante da comunicação social . “A cultura de que para ser jornalista não precisa do diploma de curso superior frusta quem sonha com a carreira nessa área”, concluiu o docente.
Segundo ele, a oficina foi uma forma que o conselho editorial do Jornal Folha Jovem encontrou para capacitar estudantes de escolas de Porto Velho, um dos pontos de circulação do periódico que foi lançado em 2006.
" É cada vez mais crescente o número de jornais produzidos por estudantes de várias escolas da nossa cidade, o que nos motivou a levar conhecimento sobre o jornalismo para quem já vivencia essa enriquecedora experiência de utilizar o meio de comunicação como um forte aliado na educação", concluiu o educador.