Programa de formação de mão de obra qualificada. Foi com esse objetivo que foi criado o Projeto Guaporé em parceria o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI e a Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia IMMA. E como conseqüência de um trabalho de bons resultados foi lançada nesta quarta-feira (05), no Salão de Convenções da Casa da Indústria mais uma etapa da parceria de sucesso, o Projeto Guaporé III com 150 alunos. O evento foi marcado pela aula inaugural ministrada por Antônio Puzzo, consultor da empresa em Rondônia.
Na primeira fase os candidatos terão um mês de aula sobre conhecimentos básicos. Após o primeiro módulo, os alunos partem para o módulo específico, entre cursos de Desenho Técnico e Metrologia e, em seguida passam para a fase de cursos de caldeiraria, solda, jateamento e pintura. Os treinamentos serão ministrados em turmas de quatro horas diárias, sendo pela manhã, tarde e noite na oficina da Escola SENAI da Capital e Candeias.
"Nós temos o privilégio de ter a IMMA instalado em nosso estado. A empresa possui alta tecnologia e será uma das principais fornecedoras de equipamentos pesados às Usinas do Madeira. Parabéns aos selecionados que tiveram a ousadia e interesse de participar desse projeto tão importante para o novo tempo que Rondônia está passando", afirmou o presidente da FIERO, Denis Baú.
O diretor administrativo da IMMA, Geraldo Valério Filho, acredita que a parceria entre o SENAI está sendo essencial para a empresa. "O projeto reforçou ainda mais a nossa empresa aqui na região, com isso já temos profissionais qualificados trabalhando conosco, e pretendemos contratar mais ainda, pois, estamos priorizando a contratação de mão de obra local", ressaltou Valério.
Maria da Conceição Batista, de 39 anos, que atualmente está desempregada disse que está muito feliz com a oportunidade que o projeto está oferecendo. "Estou extremamente ansiosa. Para falar a verdade fiquei surpresa quando fui aprovada, pois, foram muito concorridas as vagas. Agora vou me dedicar muito para que eu possa ser daqui alguns meses contratada pela empresa", disse Maria que se matriculou no curso de caldeiraria.
O diretor do SENAI, Vivaldo Matos, revelou que para essa etapa foram mais de 1.500 inscritos. Disse ainda que desde que o projeto foi lançado, em julho de 2008, cerca de sete mil pessoas já se inscreveram nos cursos oferecidos pelo projeto firmado entre SENAI e IMMA. "A parceria com a casa da indústria vem acontecendo desde os primeiros passos da empresa no estado. E hoje já temos mais de 600 pessoas qualificadas no mercado, graças ao projeto Guaporé", disse o diretor do SENAI.
De acordo com o gerente de relacionamento da IMMA, Gustavo Almeida "A FIERO e o SENAI nos ajudaram a pertencer ao Estado de Rondônia. A parceria sem dúvida foi extremamente importante para a empresa que hoje possui cerca de 85% de mão de obra loca" revelou o Gustavo.
Sobre a IMMA
A IMMA é empresa genuinamente rondoniense, une experiência da multinacional Alston e da centenária Bardella, para fabricar comportas, pontes rolantes e pórticos rolantes, dentre outros equipamentos hidromecânicos e de levantamento para projetos de hidroeletricidade. A empresa possui uma infraestrutura robusta aliada à alta tecnologia de produção para atender importantes projetos do setor hidrelétrico.
E com o projeto Guaporé em parceria com o SENAI, a IMMA mais uma vez mostra a preocupação com o cidadão rondoniense, oferecendo assim à população do estado emprego e oportunidade de crescimento àqueles que acreditam no potencial da empresa que foi inaugurada em março deste ano.