Equipamento recebeu investimento de R$ 2,5 milhões
e foi montado em escala real na Cachoeira de Teotônio
Para garantir a subida dos peixes na época da piracema, a equipe de biólogos da Santo Antônio Energia já deu início à pesquisa com as espécies do Madeira por meio do modelo experimental do Sistema de Transposição de Peixes (STP), que está localizado na Cachoeira de Teotônio. “Trata-se de um trabalho diário, realizado por engenheiros e biólogos para colher informações precisas sobre cada espécie que habita o rio e também para ajudar a traçar as condições hidráulicas mais adequadas para o STP definitivo da usina”, explica o biólogo e coordenador de Sustentabilidade do Meio Biótico da Santo Antônio Energia, Aloísio Ferreira. O equipamento definitivo será instalado nas usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau para permitir a reprodução dos peixes quando as duas usinas estiverem em funcionamento.
A construção deste modelo experimental foi finalizada em janeiro e consiste em um canal de concreto com pedras, reproduzindo o fundo do rio, com 40 metros de comprimento, duas comportas e um conjunto de antenas eletromagnéticas, por meio do qual será possível observar o comportamento dos animais. Depois de serem coletados no rio, medidos e estudados, os biólogos colocam um chip em cada um dos peixes e os colocam no canal experimental. Dessa forma, conseguem acompanhar seu comportamento.
A partir das experiências realizadas e dos resultados obtidos na Cachoeira de Teotônio, será possível construir, com maior precisão, as estruturas definitivas nas duas hidrelétricas. “É a primeira vez que se faz em escala real, e no mesmo rio onde a usina está sendo implantada, um experimento deste porte no qual se consegue o ph e a qualidade da água idênticos às condições naturais dos peixes que vivem na região”, acrescenta Ferreira. Para realizar este trabalho, a Santo Antônio Energia conta com a consultoria dos biólogos Alexandre Godinho, da UFMG, e Boyd Kynard, do Instituto Silvio Conte, de Massachussets, EUA, e do engenheiro hidráulico Ricardo Junho, da Hidricon.
Os Sistemas de Transposição de Peixes definitivos da UHE Santo Antônio serão construídos antes do início de sua operação. Um deles estará situado na área da Ilha do Presídio, na margem direita, e o outro ficará na margem esquerda. Depois que as duas estruturas definitivas já estiverem prontas, o modelo experimental na Cachoeira de Teotônio será desativado.