Com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas, a Prefeitura de Ariquemes através da Secretaria de Saúde, realizará no próximo sábado (24.04) o Dia “D” da vacinação. Além da comunidade receber a dose contra a H1N1, os idosos também serão imunizados com a vacina da gripe, feitas todos os anos.
Nessa data, todos que fazem parte dos grupos selecionados pelo Ministério da Saúde, que ainda não foram imunizados deverão tomar a dose contra a Influenza H1N1, disponível em todos os pontos de vacinação do município.
“Procure você também o posto mais próximo de sua casa, não vacile, vacine”, enfatiza o Prefeito Márcio Raposo.
Na última sexta-feira (16.04), só no período da tarde, foram vacinados 110 servidores municipais e contribuintes, que passaram pelo Centro Administrativo Dr. Carpintero.
“Tomei a vacina e nem doeu. Mas o melhor mesmo, é que não serei vítima da Gripe A”, foi o que afirmou contente, a servidora, Dominique Rodrigues.
O secretário de saúde, Carlos Alberto Caieiro ressaltou a importância de todos serem imunizados. “Gostaríamos de poder contar com o apoio das empresas locais, para liberarem seus funcionários para serem vacinados”, conclui.
Selecionados
Já foram, ou serão vacinados nos próximos dias, os profissionais da saúde, entre eles: médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal da limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.
Os povos indígenas e crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos (23 meses), receberão inicialmente meia dose da vacina e, depois de 21 dias, terão que tomar a outra meia dose.
Quem também não deve perder tempo e procurar a UBS – Unidade Básica de Saúde – mais próxima, são as pessoas com problemas crônicos com até 60 anos e as mulheres grávidas, que podem estar em qualquer período da gestação. Quem engravidou depois do dia 2 de abril poderá tomar a vacina até 21 de maio.
Até o dia 22 desse mês, é a vez da população com idade de 20 a 29 anos. Idosos com problemas crônicos (mais de 60 anos) deverão receber a dose da vacina entre os dias 24 de abril a 07 de maio. O período coincide com a vacinação de idosos para a gripe comum.
Dos dias 10 a 21 de maio, será a vez da população de 30 a 39 anos.