Prédios e estacionamentos deverão ser adaptados
Porto Velho (RO), 19.04.2010 - O procurador regional dos Direitos do Cidadão em Rondônia, Ercias Rodrigues de Sousa, esteve na última sexta-feira, dia 16 de abril, no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho, para vistoriar a acessibilidade dos prédios e estacionamento e verificou-se que adaptações precisam ser realizadas para atender aos portadores de necessidades especiais que circulam pela instituição.
A Unir terá que adequar rampas, espaço e barras de apoio dentro dos banheiros, carteiras em salas de aulas, acesso ao restaurante, vagas próprias no estacionamento, entre outras situações. As adaptações deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Além do procurador, dois servidores do MPF, inclusive um cadeirante, realizaram a vistoria acompanhados do prefeito do campus, Carlos Brito, e da diretora de engenharia e arquitetura da Unir, Rosângela de Oliveira. De acordo com ela, muitas obras e reformas estão sendo feitas na universidade e os lugares que ainda não estão de acordo com as normas serão readaptados.
Centro de Apoio a Pessoas com Deficiência
A Unir possui o Centro de Apoio a Pessoas com Deficiência (Capnes), localizado na biblioteca do campus, mas durante a vistoria foi constatado que encontra-se fechado para reforma, o que prejudica o atendimento aos portadores de deficiência. O procurador Ercias Rodrigues argumentou com a bibliotecária, Sirlaine Galhardo, que o Capnes não pode fechar suas portas, deve funcionar mesmo que em um espaço improvisado durante a reforma.
O MPF fará recomendação, um documento administrativo, com as irregularidades encontradas que será entregue para a universidade fazer as adequações necessárias, com prazo estipulado.