Teve inicio nesta segunda feira, 19 de abril, às das 9:00 horas, a Aula Inaugural do Curso de Formação Profissional da Academia de Policial Civil de Rondônia, no auditório da Fatec, em Porto Velho. O Curso vai formar 370 profissionais devidamente qualificados para reforçar a Segurança Pública no Estado.
A delegada Walquiria Manfroi, diretora da Academia de Polícia Civil, abriu o evento dando boas vindas aos candidatos selecionadas até esta etapa ressaltando que “mesmo com o curto espaço de tempo para realização do curso, espera que cada um cumpra suas responsabilidades, com respeito, proteção, fazendo cumprir a Constituição e o ordenamento jurídico vigente, instruídos para um relacionamento profissional com os companheiros e o público externo através de hábitos de comportamento e trato ético-social”, destacou a delegada.
O secretário de Segurança, Evilásio Sena, representando também o governador do Estado de Rondônia, João Cahulla, ressaltou que nunca houve tantos concursos na polícia como vem ocorrendo hoje. “Estudar, ter boas notas, essa é a parte que cabe a vocês candidatos, o desempenho e a aprovação em mais uma etapa que vão enfrentar. Lembrem-se de que serão avaliados o perfil psicológico e social, com o intuito de extrair dentre vocês aqueles que se enquadram dentro do perfil de servidor da segurança do nosso Estado. No mais dou boas vindas a todos e espero que sejam vitoriosos em mais uma etapa”, concluiu o secretário.
O diretor Geral de Policia Civil, Moriô Ikegawa, começou seu discurso destacando que “um trabalho irretocável e transparente foi executado pela organização do concurso e todos que estiveram envolvidos nessa elaboração, que nos colocou como referência nacional em organização de concurso desse nível. Parabenizo a todos, pois foram mais de 40 mil inscritos, e aqui estão os melhores entre os bons, sejam bem vindos”, concluiu.
Por fim a Aula Inaugural teve como ministrante o adjunto da Direção Geral da Policia Civil, delegado Deraldo Scatalon, que em breve palavras disse aos candidatos, “todos somos servidores e temos a obrigação de atender aqueles que esperam de nós a atitude de proteger, servir e zelar pela segurança dos cidadãos”, finalizou.
Marcaram presença na solenidade, o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania Evilásio Silva Sena Junior, diretor Geral da Policia Civil, Moriô Ikegawa, a diretora da Academia de Policia Civil, Walquiria Manfroi, assessora da Direção geral da Policia Civil, Lucilene Gottardo, chefe de gabinete da Segurança Pública, Túlio Anderson Rodrigues, delegada corregedora da Polícia Civil, Rúbia Saldanha, corregedor Geral em Exercício, Antonio Paixão, delegado Ronicir Manfroi, delegada especializada da Mulher, Edna Mara Simões, secretário adjunto de Justiça, João Bosco, diretor do Departamento Médico da Policia Civil, Orlando Médice, Presidente do Sindicato dos delegados de Policia Civil de Rondônia (Sindepro), Paulo Valadão, policial civil Jales novo diretor do Sinsepol (sindicato dos Policiais Civis), Pedro mancebo, diretor do Instituto de Identificação da Policia Civil, Deraldo Scatalon, adjunto da Direção Geral da Policia Civil, delegado Renato Souza, (assessor do secretário e Segurança Pública, bem como toda a cúpula da Policia Civil e alunos ingressantes nessa fase do curso.