Em seu discurso proferido durante o lançamento da FEIRON 2010, realizado na manhã desta terça-feira (13), no Salão de Convenções da Casa da Indústria, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú ressaltou a presença dos profissionais da imprensa, cujo trabalho tem sido primordial para o sucesso das ações empreendidas pelo Sistema FIERO e suas Casas. Falou também que foi o trabalho e a união das classes empresarial, política e a população, a força motriz responsável pela construção de uma Rondônia que está sendo chamada de Coração da América do Sul.
O presidente afirmou que “para chegarmos a este lançamento com todo o material pronto, iniciamos os trabalhos há quatro meses. É com muita alegria que chegamos a este momento trazendo para vocês que nos prestigiam, o que nós idealizamos e o que vamos construir juntos daqui para frente. Aproveito a ocasião para fazer um apelo para que juntos possamos fazer deste empreendimento uma bandeira para que a classe empresarial rondoniense possa apresentar seus produtos à sociedade de Rondônia, à sociedade de outros Estados e de outros países. Articulamos com o objetivo de trazermos grandes empresas para conhecer nosso potencial, empresas que façam negócios conosco, empresas que possam incrementar e ajudar a economia do nosso Estado”.
Baú disse também que Rondônia precisa desta nova dimensão. “Rondônia precisa ser mostrada, a classe empresarial rondoniense precisa estar unido e atendo a este desenvolvimento pelo qual vem passando o Estado”. Ele finalizou agradecendo o apoio do presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, do governador Ivo Cassol, do SEBRAE, do Banco da Amazônia, dos empresários, apoio das Casas - IEL, SENAI, SESI.
Sobre a FEIRON, Miguel de Souza destacou o chamado feito antecipadamente pelo presidente da FIERO. “É importante que sejam convocados os nossos empresários, nossos empreendedores e a imprensa para que a sociedade tenha conhecimento das ações realizadas com o apoio do Sistema FIERO. A FEIRON tomou para si este chamamento tendo à frente o presidente Denis Baú, com o objetivo de nos preparar para esta nova era que vive Rondônia, com energia suficiente, limpa e com qualidade, grandes indústrias, os eixos de integração, a Rodovia do Pacífico, que será inaugurada este ano, a construção da ponte do Madeira, os eixos de integração rodoviária, a ferrovia Vilhena/Porto Velho”. Para Miguel, “Rondônia vive um momento impar, que conta com um grande parceiro que é a FIERO”.
A Feira Internacional da Indústria do Estado de Rondônia - FEIRON com histórico de três edições de sucesso visa promover o encontro dos principais atores dos grandes negócios que serão realizados nesta nova fronteira da produção industrial e do comércio regional e mundial, apresentando novidades tecnológicas, workshops temáticos, encontro de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras, envolvendo os seguintes setores: madeira, alimentação, construção, têxtil, metal mecânico, gráfico e outros setores da indústria rondoniense.
O coordenador da 4ª edição da FEIRON Internacional, Elmir Marques apresentou como será realizada a Feira e a programação que vai de 8 a 11 de setembro, no SESI Clube, em Porto Velho. Durante o evento será promovido o 2º Seminário Estadual da Indústria, com palestras temáticas voltadas ao alinhamento dos setores industriais com as novas tecnologias, o 2º Fórum IEL de Gestão Empresarial, 2º Encontro Internacional de Negócios e encerrando com a FEIRON Fashion, um desfile da indústria de moda rondoniense. Encerrada sua apresentação, Elmir elogiou a coragem e a visão empreendedora do presidente Denis Baú.
Na oportunidade o Sistema FIERO juntamente com o SENAI/RO e o SESI/RO lançaram o edital - SENAI/SESI de Inovação 2010. Uma ação de abrangência nacional voltada para os Departamentos Regionais envolvendo suas unidades e profissionais, em parceria com empresas do setor industrial.
Segundo o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho e a superintendente do SESI. Soraia Vilela, o objetivo do edital é promover o apoio a projetos de inovação tecnológica e social que compreendam o desenvolvimento de produtos, processos e serviços elaborados pelos departamentos regionais, em parceria com empresas do setor industrial.
O evento contou ainda com a presença do 1º vice-presidente da FIERO, Marcondes Cerrutti, do superintendente Gilberto Baptista assim como diversos diretores do Sistema FEIRO, diretora-secretária, Cida Mourão, o superintendente do IEL/RO, Nazareno Gomes Barbosa, representantes da Odebrecht, o gerente de relacionamentos da IMMA, Gustavo Almeida, representantes do SEBRAE/RO, do Banco da Amazônia, do Governo de Rondônia, o presidente do Sindipan/RO, Pompeu Marques, entre outros convidados.