Nos corredores palacianos, Cassol ainda é o chefe. Partidos "caçam" vice
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Perdido
Fornecedores, assessores, comissionados e quem mais precisa resolver alguma coisa no Governo anda reclamando da paralisia que tomou conta da máquina pública, isso porque o governador que assumiu, não consegue se encontrar administrativamente. A reclamação é geral e as pessoas procuram Ivo Cassol. O ex-governador cometeu um erro ao não observar o perfil de seu sucessor. João Cahúlla, apesar de ser mais acessível que Cassol, não consegue operar a partir de um comando central. Isso pode inviabilizar tanto a administração pública, quanto a candidatura de ambos.
Ainda Cassol
Muitos secretários ainda se reportam ao ex-governador para pedir conselhos e saber que providências tomar em relação a contratos e convênios, além de problemas cotidianos. Isso vem gerando um clima de insegurança por parte dos servidores, que ficam na dúvida na hora de solucionar alguma questão.
Fora de sintonia
Se Cahúlla não imprimir sua marca na administração, terá sérios problemas para se eleger. É voz corrente entre empresários e segmentos sociais, que Cahúlla é mais flexivel que seu antecessor, porém, falta ele compor uma equipe própria e começar a realmente a governar. A impressão que paira atualmente é que ele está meramente representando Ivo Cassol, sem a mesma eficiência no que diz respeito a solução dos problemas administrativos.
Caçando um vice
Expedito Júnior vem conversando com praticamente todos os partidos para buscar um vice que possa agradar, se não a todos, pelo menos a grande parte. Conversou, até demais com Melki Donadon, mas a análise que se faz dessa união é que não daria certo. Ambos são de regiões próximas e os tucanos precisam de alguém na Capital. A aproximação natural então foi com o PSB, de Mauro Nazif, mas ele está mais interessado em sua reeleição para a Câmara. Davi Chiquilito vem sendo cortejado pelo PMDB de Confúcio Moura, mas desse mato não saiu nenhum coelho. Cahúlla fechou com Neodi e Acir Gurgacz ainda não se convenceu de disputar o governo. O PT de Valverde patina e também não conseguiu resolver essa questão. O mais provável é que se alie a algum nanico, caso Raupp não consiga forçar a aliança com o PMDB em Brasília. E a caçada continua.
Inelegível
Roberto Sobrinho e Emerson Castro, prefeito e vice de Porto Velho, respectivamente, continuam inelegíveis. Em síntese, Roberto deveria ter aberto conta específica durante a campanha de 2008, o que não ocorreu, merecendo assim ter suas contas rejeitadas. Ele emitiu recibos eleitorais posteriormente com o intuito de regularizar a situação irregular preexistente e insanável, mesmo assim teve a quitação negada. Apesar de ter sido divulgado no começo do ano que havia sido anistiado, em conversa com um magistrado da Corte Eleitoral, ele me disse que “se Roberto ou Emerson fossem candidatos esse ano, certamente seriam impugnados”.
Tapa buraco
Já que o assunto é o prefeito, ontem assistia ao programa CQC e um quadro mostrava o repórter e o tenista Fernando Meligeni trabalhando com funcionários da prefeitura de São Paulo em uma operação tapa-buracos. Primeiro, recorta-se o asfalto com uma britadeira, depois retira-se o entulho, na sequencia joga-se o piche, com uma enxada espalha e com uma pá, retira-se as bordas. Por último, com um pequeno rolo compressor, faz-se o acabamento, ficando um recorte perfeito, no nível da rua. Lembrei de como é feito por aqui. Um caminhão velho, os trabalhadores jogam o piche no chão, vem outro com uma pá, bate no monte que se formou e vão embora. Resultado, trepidação em todas as avenidas. Ô mandato que não acaba.
Barraqueiro
Osvaldo Piana, ex-governador de Rondônia, protagonizou uma cena lamentável hoje pela manhã em um hospital particular, em Porto Velho. De acordo com uma testemunha que estava no local e ligou para a redação do Rondoniaovivo, Piana teria exigido atendimento prioritário, desfazendo-se das pessoas que estavam naquela unidade desde cedo, aguardando atendimento. Em não sendo atendido, passou a falar alto, chegando a dar um soco no balcão de atendimento. Pessoas que estavam no local ficaram horrorizadas com o comportamento de Piana, que nunca foi conhecido por sua, digamos assim, gentileza.
Avatar amazonense
O diretor de Avatar, James Cameron resolveu meter o bedelho na construção da usina de Belo Monte, no Pará. Se já não bastassem os ambientalistas de plantão brasileiros, agora temos um gringo, que se propôs a procurar o Senado americano para tentar sensibilizar o governo brasileiro. Pois bem, Lula já disse que a usina sai com ou sem a iniciativa privada e que isso é uma questão fechada. Vamos ver se Cameron vai fazer igual seus personagens e tentar uma “revolução” contra o “monstro capitalista ensandecido que quer destruir Pandora”. É cada uma.
Cidadania
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) vai prestar atendimento à população na Casa de Justiça e Cidadania, que funcionará no Shopping Cidadão em Porto Velho. O convênio assinado hoje por representantes do Ministério Público e de diversos órgãos públicos do Judiciário faz parte do projeto idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país como forma de aproximar os cidadãos das instituições públicas de promoção e proteção dos direitos fundamentais e acesso à Justiça. Em Porto Velho, assinaram o convênio o Tribunal de Justiça, a Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, seccional Rondônia), Defensoria Pública do Estado, Governo de Rondônia e Ministérios Públicos Estadual e Federal.
Atenção mulheres
Mulheres que consomem carboidratos com altos níveis glicêmicos, como pães, pizzas e arroz, podem até duplicar seu risco de doenças cardíacas. A conclusão é de um estudo com mais de 47 mil pessoas realizado na Itália. O estudo, coordenado pela pesquisadora Sabina Sieri, da Fondazione IRCCS Instituto Nazionale dei Tumori, em Milão, analisou mais de 15 mil homens e 32 mil mulheres que tiveram sua dieta monitorada ao longo de quase oito anos. Após esse período, 463 participantes haviam desenvolvido algum tipo de doença coronária. Os pesquisadores especulam que a razão para isso possa estar ligada a um possível efeito de redução dos níveis de "colesterol bom" no sangue das mulheres. nutricionista Victoria Taylor, da Fundação Britânica para o Coração (British Hearth Foundation) disse que o estudo pode ajudar as mulheres a escolher os alimentos mais saudáveis para sua dieta. "É possível diversificar os tipos de pães e cereais para incluir grãos, centeio, aveia; incluir mais feijão, lentilha, grão de bico; e acompanhar as refeições com uma boa porção de frutas e verduras."
Dieta para TPM
Pequenas mudanças na dieta podem melhorar muito os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), afirmam pesquisadores da Universidade do Massachusetts, nos Estados Unidos. A dor de cabeça, o inchaço, a irritabilidade e o cansaço atrapalham a vida de quase todas as mulheres em idade fértil, mas podem ser especialmente ruins para 20% delas. Latícinios, soja, sardinha e espinafre, quem tem intolerância à lactose deve investir no espinafre e outras folhas escuras e na sardinha, ou optar por suplementos; Batata, camarão, suco de ameixa, peru, banana -Se a tristeza e a depressão são seus maiores problemas, aposte nestea alimentos. Eles são ricos em vitamina B6, um nutriente que a maioria das mulheres tem deficiência; Abacaxi, germe de trigo, espinafre, sementes de abóbora, aveia e berries - Riquíssimos em manganês, estes alimentos ajudam a diminuir a irritação, a depressão e a ansiedade comuns da fase; Linhaça - As sementes são ricas em ômega-3, um ácido graxo que diminui a inflamação no organismo; Arroz integral, amaranto, feijão, amendoim, pão integral, castanha de caju e quinu e chá de camomila são muito bons. Evite: Sal, salgadinhos e congelados, além de álcool, gorduras saturadas e cafeína.
DESAPARECIDO
O menor Marcos Felipe Silvestre está desaparecido desde a manhã do dia 09/04/10 (sexta-feira) em Porto Velho. Ele saiu de casa com uma bicicleta preta Caloi pequena trajando uma camiseta branca, bermuda bege e chinelas havaianas preta. A criança precisa de medicação controlada. Contatos podem ser feitos pelos telefones 9249-1315 ou 8115-8500, ou ainda em sua residência na Rua Álvaro Maia, 2095, Bairro Liberdade. Foto abaixo:
Contatos
3229-8673, 9907-0701 ou alan.alex@gmail.com. Essas são as formas de contatar a coluna.
Na TV
O programa Painel Político é exibido de segunda a sexta-feira a partir do meio-dia com reprises às 7 horas, pelo Canal 38 – RBRTV.
Nas bancas
Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro da coluna e do programa Painel Político.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!