Governo de Rondônia promove Oficina de Capacitação contra o fumo

Governo de Rondônia promove Oficina de Capacitação contra o fumo

Governo de Rondônia promove Oficina de Capacitação contra o fumo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Visando à melhoria da saúde pública, o Governo de Rondônia realizará da próxima quarta a sexta-feira (14 a 16) mais uma oficina de capacitação, desta vez destinada aos fiscais e inspetores sanitários da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) sobre “As Ações de Vigilância Sanitária no Controle de Tabaco e Promoção ao Ambientes Livres do Fumo”. De acordo com o diretor geral da Agevisa, Gilberto Miotto, o evento será aberto às 8h30, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.
 
Na pauta estão temas como: ações da Anvisa, a Agência Nacional, no controle dos produtos derivados do tabaco, desafios na regulação do controle, promoção dos ambientes livres do tabaco, apresentação sobre planos de ação e monitoramento, os quatro a ser explanados nos dois primeiros dias pela chefe da unidade de Projetos Estratégicos da Anvisa, Ana Cláudia Bastos de Andrade; além de controle dos produtos derivados do tabaco e restrição da propaganda nos pontos de venda, ambos de responsabilidade da especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, Patrícia Castello Branco. A oficina será encerrada às 12h30 de sexta-feira com a apresentação dos Planos de Ação elaborados pelos participantes que serão divididos em grupos.
 
Para o secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, essa Oficina é importante pelo fato de o tabagismo ser a principal causa de morte evitável no planeta. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o cigarro é responsável por 10 mil vítimas diárias e uma das estratégias da OMS para controlar o uso do fumo é o Dia Mundial Sem Tabaco comemorado desde 1997 no dia 31 de maio. Todos os anos um tema é adotado pelos países membros para divulgação da data. Neste ano o escolhido foi “Tabaco e os sexos – Com ênfase no marketing para mulheres”. “A proposta é chamar atenção das mulheres sobre os riscos do hábito de fumar e também alertar os países que ainda não baniram as propagandas de cigarro”, revelou o secretário.
 
Em 2009, o tema escolhido pela OMS foi “Advertências Sanitárias” e em 2008 o mote foi “Juventude Livre de Tabaco”. Naquele ano, a campanha criada pela NovaS/B atingiu cerca de 1,4 bilhão de pessoas em 200 países. Além do Dia Mundial sem Tabaco outras datas de combate ao fumo são comemoradas no Brasil. Todos os anos, o Ministério da Saúde comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS