Com o objetivo de profissionalizar os servidores que atuam nas unidades de saúde de Rondônia, o Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde em Rondônia (CETAS) vem intensificando as suas atividades, atendendo cerca de 250 alunos na Capital e interior, nos cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em saúde bucal. A informação é da diretora da entidade, Nancy Oliveira Freitas, que anunciou para o mês de julho próximo o início das obras de construção da sede própria.
De acordo com a diretora, atualmente estão sendo treinados 120 servidores da capital no curso de Técnico em Enfermagem, enquanto que no interior, nos municípios de Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura e Ji-paraná 120 alunos participam do curso de Técnico em Saúde Bucal. Para o próximo mês de maio está previsto o início das aulas para 30 alunos no curso de Técnico em Nutrição e Dietética no município de Cacoal e em julho, na cidade de Ariquemes, os servidores recebem qualificação no curso de Técnico em Saúde Bucal. “Teremos ainda no decorrer do ano a realização dos cursos de Análises Clínicas, Técnico em Registros de Informação de Saúde e Vigilância em saúde”, revelou a diretora Nancy Oliveira.
Nancy falou ainda dos avanços da instituição no período de 2007 a 2010. “Tivemos a formação de 2.707 servidores no curso de Técnico em Agente Comunitário de Saúde; aproximadamente 500 servidores em cursos de qualificação básica; em andamento 05 salas do curso Técnico em Saúde Bucal, em fase de conclusão do III Módulo nas Regionais de Porto-Velho, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura”, disse ela, revelando que num segundo momento os cursos serão expandidos à comunidade, mas que agora a prioridade é de qualificar os servidores que já atuam no setor que detêm apenas conhecimento empírico.
Todos os cursos promovidos pelo CETAS são aprovados pelo Conselho estadual de Educação e os participantes recebem gratuitamente o material didático, como apostila, cadernos, além de fardamento apropriado para atuarem nas aulas prática em laboratórios.
O apoio recebido também foi destacado pela diretora do CETAS. Nancy disse que a contrapartida do Estado nos convênios com o Governo Federal é fundamental na oferta dos cursos técnicos.
Já o secretário estadual de saúde, Milton Moreira lembrou que a missão da escola é de contribuir para um atendimento de saúde humanizado e de qualidade para a população de Rondônia e do Brasil, através da formação profissional dos servidores.
A Escola Técnica do SUS de Rondônia é uma autarquia com jurisdição sobre todo o estado. Criada em maio de 2004, denominada Centro de Educação Técnico Profissional na área de Saúde de Rondônia (CETAS), está vinculada à Secretaria do Estado e sediada em Porto Velho. Ela oferece cursos tanto na capital quanto de forma descentralizada, atendendo a mais de 40 municípios do estado. O primeiro curso a ser oferecido foi o Técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS), que formará mais de 2.400 trabalhadores.
PRÉDIO PRÓPRIO
No segundo semestre de 2010, de acordo com a diretora do CETAS, terão inicio as obras de construção da sede própria que terá lugar na Avenida Imigrantes, bairro Industrial. O projeto já está concluído e será edificado em uma área medindo 6.997.25m². O valor total da obra é de R$.207.341,13