Mais de cinqüenta prefeitos, representantes municipais e de órgãos públicos do estado conheceram e receberam uma cópia da nova Malha Viária de Rondônia, em evento nesta segunda-feira (29). O produto elaborado desde 2004 pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em parceria com Incra, DER, Seplan, IBGE e ICMBIO já continha a base cartográfica digital das estradas do estado, mas foi atualizado em 2009 e agora inclui novas estradas, algumas áreas urbanas e novos pontos de referência.
Para chegar ao produto, os técnicos passaram por cada um dos 45 mil quilômetros de estradas, cadastrando as extensões e características das vias através do uso de um GPS topográfico, em um trabalho que levou mais de 500 dias. Após a coleta dos dados em campo, estes foram baixados no computador e passaram a compor a malha que, armazenada em um CD, permite fácil utilização pelas prefeituras. Com o detalhamento de quantos quilômetros seu município possui de estradas e qual sua situação de tráfego, o prefeito poderá pleitear recursos para melhorias. “A malha é uma ferramenta altamente detalhada que já foi empregada em Nova União para acesso aos recursos do FITHA e que pode ser utilizada da mesma forma pelos outros prefeitos”, relata Luiz Gomes, vice-presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e prefeito de Nova União.
No encontro, os presentes foram convocados a sugerir alterações ou ainda firmar parceria com o Sipam para mapeamento das vias urbanas através de imagens de satélite. “É através de parcerias entre União, Estado e Municípios que conseguimos executar trabalhos necessários a um baixo custo”, defende José Neumar da Silveira, gerente regional do Sipam.