Faltam instrutores nas escolas de música, mas prefeitura não chama os aprovados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Relapso
A administração de Roberto Sobrinho está perdida. Eles perderam a referência do que é prioridade, esqueceu completamente dos compromissos assumidos durante as duas campanhas eleitorais. Um deles foi com a cultura. Se puxarmos pela memória, lá na primeira administração de Sobrinho, o pianista Arthur Moreira Lima andava pelo Brasil em um caminhão com um projeto denominado Um Piano Pela Estrada. Ele se apresentou na periferia de Porto Velho para uma platéia composta 80 por cento pela companheirada. Os demais eram curiosos que olhavam com desconfiança. O prefeito disse na época, que a ideia era disseminar a música clássica e que sua administração iria investir nisso, fortalecendo as escolas de música.
Pois bem
Como eu disse ontem (18), a escola de música Som na Leste está abandonada. Além de estarem faltando todos aqueles itens que eu relacionei ontem, falta ainda um item, que são os professores. Em 2006 a prefeitura realizou um concurso público para contratação de instrutores de música para as escolas Som na Leste e Jorge Andrade. Dos 19 aprovados, apenas 5 foram chamados até hoje e em 2009 a prefeitura realizou outro concurso para contratar mais instrutores, sendo que não foram chamados nem os do primeiro.
Enquanto isso
As escolas de música continuam com falta de pessoal e a criançada continuam ouvindo “Dejavu”. A prefeitura deveria extinguir a tal Coordenadoria da Juventude, que não serve para nada e aplicar os recursos nas escolas de música. Isso é demonstrar respeito com a população. Porto Velho é uma cidade culturalmente carente. O tal mercado cultural inaugurado pela prefeitura, não passa de um recanto para a companheirada se reunir no fim da tarde. A tal Fundação Iaripuna não consegue realizar um evento sequer, até mesmo o carnaval deste ano teve problemas com as arquibancadas. A incompetência é generalizada na administração de Roberto Sobrinho. E não se enganem, a culpa é só dele.
A leitora
Me enviou um e-mail dizendo o seguinte: “Ontem (18), por volta das 15h, um veículo e trabalhadores da prefeitura faziam reparos na Av. Carlos Gomes, ao lado do posto que fica no cruzamento entre Av. Governador Jorge Teixeira e Av. Carlos Gomes provocando alguns problemas visto que o fluxo nesse horário é intenso naquele local. Vc não acha q esses reparos deveriam ser feitos em horário com menor fluxo de veículos ou estou enganada e isso funciona assim mesmo?”. Eu respondo, não cara leitora, não é assim. O problema que a prefeitura, para poder pagar a multidão de comissionados, não pode pagar horas extras para os que não são, por isso, colocam os trabalhadores braçais embaixo do sol escaldante atrapalhando o trânsito.
Sem noção
Qualquer administrador com bom senso, faria esses tapa-buracos à noite, após as 22 horas. Seria bom para os trabalhadores, que não ficariam expostos ao sol, sem contar que não tem um fluxo pesado de veículos. O calor é desumano, sem contar que eles lidam com material extremamente quente. Mas a grande pergunta que fica é: onde está o sindicato dos servidores municipais que não consegue enxergar isso? Tenho certeza que se o prefeito fosse Ivo Cassol, eles já teriam entrado com uns dez pedidos de liminar. Os trabalhadores ainda agradeceriam as horas extras, mais o adicional noturno. Isso é ter bom senso.
Mais do leitor
Esse disse o seguinte: “Em matéria veiculada no Rondoniaovivo no dia 18/03 informa-se que apenas duas casas lotéricas de Porto Velho estão de acordo com as normas de segurança exigidas, lendo isto acredito que as mesmas devem se tratar da lotérica na Av. Sete de Setembro sub esquina com Getúlio Vargas e Pinheiro Machado sub esquina com Joaquim Nabuco. Ambas tem portas giratórias com detector de metais, porem confesso que quando estou em uma das duas lotéricas fico com uma fobia imensa, pois se alguma se algo de ruim acontecer, como sair de lá com urgência? Como tantas pessoas passarem por uma única saída de emergência? Cadê os extintores de incêndio? Ou seja, cadê o Corpo de Bombeiros?”.
Respondendo
Caro leitor. Lamento saber de sua fobia ao permanecer dentro de um ambiente fechado, sem portas de emergência e sem extintores. Os proprietários de lotéricas investem na segurança não dos clientes, mas para evitar que os funcionários sejam assaltados. Colocam vidros blindados, portas com várias trancas e os trabalhadores muitas vezes entram pela manhã e saem a noite, para evitar serem capturados por bandidos. A Caixa, assim como qualquer outro banco, está preocupada apenas com lucros e não com gastos. Portanto, prefira os caixas eletrônicos (quando eles funcionam) às lotéricas, porque essa situação dificilmente será resolvida logo. Quanto aos bombeiros, bem, depois da última nota sobre o incêndio que eles disseram que não era, e o rapaz que se afogou, mas eles dizem que a culpa foi dele, não dá para esperar muito né?
Sem compromisso
Renan Maldonado, candidato a presidência do Sinsepol pela Chapa 17, disse hoje que agradece um suposto apoio a sua candidatura que estaria sendo dado por Paulo Moraes, mas que seu compromisso é com os filiados do sindicato. Para Renan, é uma falta de respeito por parte de seus adversários ficarem associando o nome de Moraes a uma imagem negativa, “Paulo teve um papel importante para toda a categoria, mas nós não temos nenhum tipo de relação com ele. Se realmente ele estiver pedindo votos para nossa chapa, agradecemos, mas é ele lá e a gente cá. Nosso único compromisso é com os filiados”.
Segundo turno
A comissão eleitoral do Sinsepol marcou para o dia 8 de abril a votação do segundo turno. Na disputa, Chapa 17 de Renan Maldonado e Chapa 15, de Jales. Os candidatos estão disputando voto a voto essa eleição.
Contatos
3229-8673 e 9907-0701 são os telefones que você fala com o Painel Politico. Você pode ainda enviar um e-mail para alan.alex@gmail.com
Na TV
A partir do meio-dia, de segunda a sexta, você acompanha o programa Painel Político no canal 38 – RBRTV. Sempre uma nova entrevista, com personalidades do universo político regional, além de temas atuais e rrelevantes para a sociedade. O programa é reprisado às 7 horas e aos domingos, uma edição com os melhores momentos da semana, sempre às 13 horas.
Nas bancas
Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro do programa Painel Político.
Desbloqueio
As operadoras de telefonia móvel terão de vender celulares que possam ser usados em qualquer empresa. E os usuários poderão trocar de operadora gratuitamente, a qualquer momento, sem pagar multa. A diretoria da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (18), por unanimidade, o desbloqueio de celulares com chip. A medida vale a partir da sua publicação no Diário Oficial da União. Atualmente, só Oi e TIM vendem celular desbloqueado. Mas, se o consumidor tiver outro vínculo com a operadora, com fidelidade, como a contratação de um plano, ele pagará multa se romper o contrato antes do prazo previsto.
Sua saúde
Em vez de matar células cancerosas com drogas tóxicas, os cientistas descobriram um caminho molecular que as forçam a envelhecer e morrer, informaram na quarta-feira (17). As células cancerosas se espalham e crescem porque podem dividir-se indefinidamente. Mas um estudo em ratos mostrou que o bloqueio de um gene causador do câncer chamado Skp2 forçou células cancerosas a passar por um processo de envelhecimento conhecido como senescência --o mesmo processo envolvido na ação de livrar o corpo de células danificadas pela luz solar. A descoberta pode significar uma nova estratégia para o combate ao câncer. O Brasil vai registrar esse ano 489.270 novos casos de câncer, Desses, 236.240 serão em homens e 253.030 serão em mulheres. 52.350 homens terão câncer de próstata e 49.240 mulheres, de mama. Essas são estimativas do Instituto Nacional do Câncer - INCA - para 2010.
Suína
A segunda etapa da campanha de imunização contra a gripe suína começa na segunda-feira em todo o país. Até o dia 2 de abril, é a vez das gestantes, doentes crônicos e crianças entre seis meses e 2 anos receberem a dose da vacina contra o vírus da Influenza H1N1. Na primeira etapa, iniciada no dia 8 de março e finalizada nesta sexta-feira, foram imunizados os profissionais de saúde e a população indígena. O Ministério da Saúde disponibilizou seu site (www.saude.gov.br) para que os interessados possam se cadastrar para serem informados da data de vacinação de seu grupo , de acordo com a faixa etária. Eles receberão, então, um e-mail com o aviso da data de sua vacinação. Calendário - Gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a 2 anos - 22 de março a 2 de abril; Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril; Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio; Adultos de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio.
Perigo
Um estudo divulgado esta semana pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostra que os refrigerantes podem ser tão ruins para o fígado quanto as bebidas alcoolicas. O vilão é o xarope de frutose de milho, presente em quase todas as bebidas açucaradas, e que consumido em excesso pode causar danos ou fibroses no órgão. O consumo regular de refrigerantes também pode aumentar a gordura no fígado, problema comum em pessoas que abusam dos drinques com frequência. O estudo, coordenado pelo professor Manal Abdelmalek, professor de gastroenterologia e hepatologia da universidade, avaliou 427 adultos com esteatose hepática não alcoólica. O resultado mostrou que quem bebia mais refrigerantes no dia a dia tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado. A esteatose hepática não alcoólica atinge cerca de 30% dos adultos no Ocidente. O quadro é caracterizado pelo acúmulo de células gordurosas no fígado, que podem causar inflamação e fibroses. O dano é similar ao causado pelo consumo pesado de alcool. - Infelizmente, ainda não há um tratamento definido para quem tem este tipo de gordura no fígado. O que podemos fazer é descobrir o que causa o problema e sugerir mudanças de hábitos. Baixar o consumo de refrigerantes é uma importante medida para proteger o fígado - afirma Abdelmalek. O consumo de xarope de frutose está associado ao aumento da obesidade em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. A substância passou a ser usada na indústria alimentícia na década de 1970, quando descobriram que ela poderia ser uma alternativa mais barata ao açúcar.
Cuidado com os rins
Pessoas que têm uma dieta rica em sal ou em refrigerantes diet apresentam mais risco de problemas nos rins, de acordo com dois estudos apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Nefrologia, em São Diego, Califórnia. Os pesquisadores Julie Lin e Gary Curhan, do Hospital das Mulheres de Brigham, investigaram os hábitos de mais de três mil mulheres durante 11 anos e concluíram que a alta ingestão de sódio ou o adoçante do refrigerante diet afetam o funcionamento dos rins. O segundo estudo, também conduzido por Julie Lin e Gary Curhan, mostrou a relação do funcionamento dos rins e a ingestão de refrigerantes light/diet. As pessoas que consumiam mais de duas latas de refrigerantes diet por dia apresentaram algum tipo de problema nos rins. Não foi comprovada a relação entre os refrigerantes não-diet e problemas no órgão. A relação entre o mau funcionamento dos rins e o consumo de refrigerantes diet foi mantida independentemente de fatores como idade, consumo de calorias, obesidade, pressão arterial, diabetes, cigarro, atividade física e doenças cardiovasculares.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!