Rondônia terá produção 10 vezes maior e aumentará o número de empregos, proporcionalmente à necessidade do processo
O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamim Steinbruch, em reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú e o governador de Rondônia, Ivo Cassol, durante a Semana de Rondônia em São Paulo. Através de umas das extensões da empresa instalada no município de Ariquemes - a Estanho de Rondônia S.A (ERSA) - a produção rondoniense aumentará em 10 vezes, sendo que o estado já é responsável pela produção de 350 toneladas/ mês. O restante do estanho é proveniente de outros países.
Em Rondônia, a ERSA emprega 170 trabalhadores que atuam na linha de fundição para o processamento de estanho metálico na forma de lingotes. Com o aumento da produção, o número de postos de empregos deve aumentar proporcionalmente à necessidade do processo. O estanho é empregado na fabricação de folhas-de-flandres, revestido de alto valor agregado e utilizado em embalagens.
O empresário também disse às lideranças rondonienses que se ?Rondônia envia a mussarela produzida no Estado para ser consumida em São Paulo, o porquê não trazer mais estanho para a capital paulistana?, indagou Steinbruch que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Ele garantiu que, ainda neste mês, visitará o estado de Rondônia e continuará o diálogo com a FIERO e o governo do Estado.
De acordo com Baú, a reunião com o empresário de São Paulo objetivou aquecer a produção de estanho no estado, face às vantagens comparativas que Rondônia apresenta impulsionadas pela localização estratégica e facilidades logísticas que garantem a comercialização do produto a preços competitivos e compensadores em outras regiões. ?O Sistema FIERO e o governo do Estado estão juntos na missão de atrair mais investidores para o estado. A Semana de Rondônia compreendeu esforços com essa finalidade e resultados positivos já são sinalizados?, pontuou o presidente do Sistema FIERO.
A Estanho de Rondônia S/A (ERSA) foi adquirida em 2005, por R$ 100 milhões, e é constituída pela Mineração Santa Bárbara, em Itapuã do Oeste, e por uma fundição em Ariquemes, ambas no Estado de Rondônia. A empresa é uma das vertentes da CSN que possui outras unidades no segmento da Mineração no estado de Minas Gerais. A companhia é a única fabricante desse produto no Brasil e uma das cinco maiores do mundo.