Comandante Geral da PM visita núcleo de gerenciamento e prevenção de estresse
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última terça-feira a coronel PM Angelina Ramires, Comandante Geral da Polícia Militar visitou no Serviço de Assistência Social da PM – SEASSO, o Núcleo de Estudos, Gerenciamento e Prevenção do Estresse – NEPGRES.
A Comandante foi recebida pelo tenente coronel PM Marco Antonio, chefe do SEASSO, e as capitães Elisa, psicóloga e Eliane, Assistente Social. Ele apresentou a equipe que compõe o Núcleo, constituída basicamente por psicólogos, Assistente Social, Psicopedagogo, Psiquiatra e um Administrador.
Sobre o programa NEPGRESS a doutora Maria Lopes, responsável pela empresa, repassou as informações preliminares de como anda a execução do programa, e quais são as próximas fases a serem desenvolvidas.
Maria Lopes, fez questão de explicar que está contando com o apoio dos órgãos de Segurança Pública, e que sua equipe tem realizado o trabalho em todos os Quartéis de polícia e bombeiros militares, como também nas delegacias da polícia civil.
Segundo ela, existe um interesse de todos em prestar informações visando a realização das pesquisas e mapeamentos previstos no projeto, “ percebemos que havia uma necessidade de ocorrer este momento nas instituições de segurança, esses profissionais precisavam dessa oportunidade para expressarem suas ansiedades com a profissão”, explicou Maria Lopes.
Para a Comandante Geral, esse programa sem dúvida contribuirá muito com trabalho desenvolvido pela segurança pública no Estado, “é mais uma demonstração que precisamos continuar investindo nos profissionais, e nesse sentido, devemos nos preocupar não somente com a saúde física, mas principalmente com a saúde mental desses homens e mulheres, devido a complexidade e o grau de risco que estão submetidos esses profissionais”, disse a Coronel Angelina.
NEPPGRES
Criado através de um convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Governo Federal e a Secretaria de Segurança do Estado de Rondônia - SESDEC, este programa visa identificar os fatores ocupacionais causadores de estresse, propor intervenções no ambiente de trabalho e oferecer apoio aos profissionais de segurança pública no trato com as questões que envolvem estresse.
O objetivo é melhorar as condições emocionais para o enfrentamento das situações de trabalho, minimizando os problemas relacionados à pressão profissional e aos riscos constantes próprios da atividade, objetivando a valorização e a qualidade de vida para os homens e mulheres que atuam na Segurança Pública no Estado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!