Comissários realizam operação na Ponta do Abunã

Comissários realizam operação na Ponta do Abunã

Comissários realizam operação na Ponta do Abunã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Comissários de Menores do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho realizaram entre os dias 4 a 7 desse mês, uma operação na região denominado Ponta do Abunã, que compreende os Distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e Jacy Panará. O trabalho teve como finalidade levar informações às comunidades sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cadastramento dos estabelecimentos comerciais, bem como proceder fiscalizações para verificar o cumprimento das normas previstas em Lei e na Portaria nº 001/99, que regulamenta a atuação do JIJ-PVH.
 
Segundo o chefe do comissariado, Raiclin Lima da Silva, com o setor totalmente digitalizado é preciso fazer o cadastramento de todos os estabelecimentos fiscalizados. Com o apoio da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), Raiclin Lima disse que mais de trinta e cinco locais foram fiscalizados, entre eles, bares, casas de show, lan house e prostíbulos. "A presença da polícia é fundamental, em virtude da segurança, principalmente quando existe a necessidade de se afastar um pouco mais da localidade para averiguar casos que envolvem exploração sexual infantil".
De acordo com o chefe do comissariado, a comunidade dessas localidades denuncia vários fatos envolvendo prostituição infantil, porém, quando os comissários chegam para averiguar, as informações são controversas. "Por medo de apontar quem explora sexualmente de crianças e adolescentes, até porque moram na região", informou. Entretanto, as pessoas são sempre informadas sobre o sigilo das informações prestadas. Os comissários também fixam cartazes com números de telefones para denúncias e as respectivas sanções para quem comete estes tipos de crime.
 
Durante as atividades, os comissários também promoveram palestras no período da tarde e da noite na Escola Estadual Jayme Peixoto, utilizando uma linguagem de fácil entendimento, para que os ouvintes, pudessem entender com clareza o que estava sendo informado. A intenção do Juizado é de que os estudantes, que geralmente possuem faixa etária de 9 a 17 anos, compreendam e levem consigo, tudo o que foi dito durante a palestra, para que o trabalho tenha um efeito multiplicador de conhecimento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS