500 produtores leiteiros capacitados no Território Central da Cidadania

500 produtores leiteiros capacitados no Território Central da Cidadania

500 produtores leiteiros capacitados no Território Central da Cidadania

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A última segunda-feira (08) foi bastante agitada para cerca de 500 produtores rurais rondonienses. Divididos em 25 turmas entre as 13 cidades que compõem o Território Central da Cidadania, os produtores receberam simultaneamente o primeiro módulo de capacitação rural, intitulada Gestão da Propriedade Leiteira.
O treinamento faz parte do Projeto Cadeia Produtiva de Leite e Derivados no Território Central da Cidadania e foi repassado por 25 técnicos da Emater , de forma simultânea. Mais dois módulos, Produção do Leite com Qualidade e Técnicas Agrosilvipastoris, serão ministrados aos produtores nos meses subseqüentes.
O Sebrae realiza a gestão do projeto, e vê o produtor rural como um empreendedor. Toda estratégia desenvolvida pelo projeto é para capacitá-lo como um empresário, assim ele deve saber gerir suas finanças, controlar seus custos e obter lucro através dessa preocupação, salienta Desóstenes Marcos do Nascimento, gerente da unidade de atendimento coletivo do Sebrae em Rondônia .
Todos os técnicos da Emater responsáveis pelo repasse foram orientados quanto a levantamento patrimonial, custo de produção e controle financeiro. Ricardo Vilas Boas medico veterinário da Emater, responsável pelo treinamento em uma das localidades na região de Ji-Paraná, acredita que o produtor sairá do primeiro módulo capaz de exercer melhor a gestão de sua propriedade.
Para a gerente regional do SEBRAE em Ji-Paraná, Sirley Aparecida Fernando, o produtor precisa conhecer ferramentas de gestão para melhorar o desempenho de sua propriedade. ?A idéia é que o produtor veja e administre sua terra como uma pequena empresa, organizando sua produção para a obtenção de lucro?, afirma.
Antes mesmo do inicio da capacitação os produtores já se demonstravam conscientes quanto à importância de ferramentas administrativas para a gestão de seu negócio. O interesse no treinamento é fundamental para nós produtores. Nossa propriedade tem que ser vista como uma empresa, organizada e lucrativa, enfatiza o produtor rural de Ji-Paraná, Raimundo Alves da Silva.
Cadeia Produtiva de leite e Derivados no Território Central da Cidadania é realizado com a parceria de Sebrae, Emater, Embrapa, Sedes, Seagri, Embrapa, Proleite e Câmara Setorial de Leite RO e apoio da Idaron, Fetagro, Senar, Sindleite, Codeter e Organizações Sociais de Produtores por meio do Fórum do Território Central da Cidadania. Seu principal objetivo é fortalecer a atividade leiteira no território central da cidadania, com foco na melhoria da qualidade, incremento da produção e comercialização.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS